Polivalentes dão primeiro passo para acabar com multifuncionalidade

Hoje (13) foi a vez dos polivalentes irem à mesa de negociações para debater a pauta específica da categoria. Em reunião realizada na sede da secretaria de administração, representantes da prefeitura ouviram as principais reivindicações dos trabalhadores. No centro o problema criado com a mudança na atividade dos profissionais que extinguiu as especialidades e igualou a todos na multifuncionalidade.

O servidor Valdecir Rodrigues de Jesus fez um relato que resumiu em boa parte o sentimento atual destes trabalhadores. “Estamos em risco constante, porque o polivalente não tem preparo para assumir determinadas funções. Precisamos ser vistos com outros olhares. Não estamos sendo respeitados pela administração hoje”, disse ele.
A administração deixou claro que reconhece os problemas causados desde 2004, quando foram extintas as 18 funções que existiam. Após cobrança, ficou definido, então, que uma comissão composta por servidores e representantes da prefeitura debaterá soluções para o problema. As reuniões devem começar em 1º de julho, com encontros quinzenais.  O histórico profissional destes trabalhadores e as formações devem ser levados em consideração para se pensar a reestruturação das profissões.
Negativas
Já outras questões da pauta como aumento do piso salarial e inclusão da parte especial no processo de crescimento vertical, ficaram em suspenso. Segundo os representantes da prefeitura, estas questões dependem de um diagnóstico que vem sendo realizado por uma empresa de consultoria, pois causam impacto financeiro.
A correção das distorções causadas pela lei 12.350/07, ao que tudo indica, permanecerão, se depender da prefeitura. Diretores do Sismuc reafirmaram que uma ação judicial está sendo organizada, com grande possibilidade de ganhos e que isto pode ser evitado caso haja boa vontade da administração. No entanto, não houve sinalização neste sentido. O único compromisso assumido pela prefeitura, neste quesito, é de que uma consulta será realizada junto à procuradoria.
Coletivo marcado
Neste dia 18 os polivalentes realizam reunião do coletivo, onde será avaliado os resultados da negociação. O encontro inicia às 19 horas, no Sismuc.

Texto e foto: Guilherme Gonçalves