Máfia das multas e lombadas eletrônicas

O programa Fantástico deste domingo (13) exibiu uma reportagem investigativa denunciando a máfia das multas e lombadas eletrônicas. E adivinha quem foi um dos protagonistas dessa história de fraude e negociatas entre empresas e prefeituras?
 
Entre as empresas visitadas no Paraná, a Consilux e a Datapron, ganharam destaque com a falta de critérios para instalar radares no país. Leia um trecho da reportagem do Fantástico.
 
Em Curitiba, há empresas que oferecem negócios mais lucrativos para as prefeituras corruptas. O encontro com o Alexandre Matschinke, vendedor da Dataprom, revela uma cena de corrupção explícita.
 
“Se tu me ‘der’ abertura para eu ir lá e montar o teu projeto inteiro, ‘você’ vai me falar: ‘Eu quero 15%, eu quero 10%’. Eu coloco isso no valor”, diz Alexandre Matschinke.
 
Ele admite que o custo da propina sai do bolso do contribuinte. Esqueça os percentuais comuns nesse tipo de negociação. Aqui, é tudo no meio a meio.
 
[…]
 
Ainda em Curitiba, o esquema se repete com a Consilux, que tem radares na capital paranaense e em São Paulo. Quem negocia é o diretor comercial, Heterley Richter Júnior. Ele promete o edital já pronto. A propina oferecida pela Consilux: 5%. O diretor da Consilux enviou a cópia do edital pela internet.
 
E será que todos os motoristas são iguais perante os radares? A resposta é não. É possível anular multas de apadrinhados políticos, amigos, parentes.
 
Perguntado se existe alguma maneira de livrar um cara desses da multa, o diretor comercial da Consilux assegura: “Tem. Você têm”. E confessa: a Consilux já anulou multas em Curitiba. Segundo ele, ninguém descobriu.
 
 

Servidor/a, temos um convite importante pra você

Aproveite a noite, separe alguns minutinhos e garanta seu voto na eleição do SISMUC pelo site ou aplicativo! :::: VOTE AQUI: https://sweb.diretasistemas.com.br/assembleiaweb/index.php?sind=1809_20250428_1 Você contribui para escolher a nova direção do SISMUC e o Conselho Fiscal, fortalecendo a luta da categoria!

Leia mais »