O Sismuc e o Sismmac deram início hoje (24) à Campanha de Lutas 2011. Juntos, os dois sindicatos entregaram a pauta de reivindicações da categoria aos secretários Luiz Fernando Jamur, de governo, e Maria do Carmo Aparecida de Oliveira, de recursos humanos. O documento aprovado em assembleia realizada ontem traz como principal item o reajuste salarial e o zeramento das perdas históricas da categoria.
Seguindo o Índice de Custo de Vida (ICV), utilizado pelo Dieese, no último ano a inflação chegou a 6,35%. Além dessa reposição, os servidores também acumulam uma corrosão no salário no período de 1999 a 2005 que chega a 14,84%. Também é reivindicado mais 10% de aumento real nos salários a título de valorização.
Fazem parte do eixo central da campanha, ainda, a incorporação das remunerações variáveis, a aprovação dos novos planos de cargos, carreira e vencimento de várias categorias e a defesa do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), ameaçado por problemas administrativos.
Jamur declarou que estudará a pauta e, como de costume, apresentará um calendário de negociações, o que deve ocorrer no dia 9 de março, conforme prometido. Questionado sobre um compromisso prévio em relação às cláusulas salariais, o secretário disse que vai “analisar o documento e tomar uma posição sobre isso”.
Na entrega da pauta, cerca de 200 servidores de vários segmentos da prefeitura acompanharam a atividade do lado de fora e aguardaram os repasses. Mobilizações estão sendo organizadas até o novo encontro com a prefeitura. Nos próximos dias, inclusive, ela ganhará as ruas da cidade. Além disso, uma comissão será montada a fim de movimentar a categoria. A intenção é garantir a participação dos servidores em todos os momentos, principalmente nas negociações, para dar representatividade aos sindicatos. Os andamentos da campanha podem ser acompanhados na página do Sismuc ou pelo twitter (twitter.com/sismuc).