O bloco de rua mais tradicional de Curitiba, o Garibaldis & Sacis, já está em ritmo de carnaval, agitando o centro histórico da cidade. No último dia 6, eles realizaram o primeiro desfile do ano, mesmo debaixo de muita chuva. O próximo encontro ocorre no dia 13 de fevereiro, com o tema “Garibaldis vaia à praia”, onde as pessoas deverão ir fantasiadas como se estivessem na praia. A concentração ocorre em frente ao Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, a partir das 16 horas.
A festa relembra as antigas marchinhas de carnaval, onde as pessoas se reúnem para cantar, dançar e festejar, desfilando pelas ruas da cidade. No ano passado, mais de 6 mil pessoas participaram das atividades do Garibaldis e Sacis, isso em apenas um dia.
Agenda
Dia 13/02/2011 – GARIBALDIS VAI A PRAIA
Dia 20/02/2011 – BABY e SUPER HERÓIS (imaginário infantil!!!)
Dia 27/02/2011 – INVERTIDOS
História
O Bloco Pré-Carnavalesco Garibaldis & Sacis teve início em 1998 a partir de uma provocação que o artista maranhense Itaércio Rocha – hoje presidente da Associação Recreativa Cultural Amigos do Garibaldis & Sacis – fez no programa “Samba De Bamba”, apresentando pelo jornalista Rodrigo Browne, na Rádio Educativa do Paraná, convidando as pessoas a se reunir nos domingos pré-carnaval para brincar a folia. Isso bastou para motivar um grupo de amigos a planejar a festa para o ano seguinte.
Em 1999, artistas ligados à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao Conservatório de Música Popular Brasileira, ao Teatro de Bonecos e ao Grupo Mundaréu, encontraram-se rotineiramente nos domingos de janeiro no Saccy Bar, centro histórico de Curitiba, para discutir a organização da festa. Numa destas reuniões foi eleito o nome do bloco, “Garibaldis & Sacis”, em alusão e homenagem ao itinerário idealizado. O ponto de partida seria o Saccy Bar e o ponto final do trajeto a Praça Garibaldi. Desta forma, o bloco desfilaria pelas ruas convidando as pessoas a participar, além de buscar o resgate dos antigos carnavais de rua.
Na concentração em frente ao Conservatório de MPB, os participantes criavam e apresentavam novas marchinhas enquanto confeccionavam as máscaras e adereços. Nos primeiros anos esta concentração era realizada na casa de alguns dos integrantes do bloco, que depois se dirigiam para o Largo da Ordem fantasiados, improvisando cantigas, cantando, tocando e brincando o pré carnaval com música e diversão.