O Sismuc completou 22 anos de existência no dia 27 de outubro. Formado a partir de um grupo de oposição à direção da Associação dos Servidores Municipais de Curitiba (Asmuc), o sindicato surgia logo após a aprovação da Constituição, em 1988, que passou a permitir a existência de entidades sindicais no serviço público brasileiro. Em reunião, na câmara municipal, os servidores se reuniram e aprovaram a primeira direção provisória da entidade, que traria como presidente Maria Madalena Amaral e como vice o hoje deputado federal Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha.
Ao longo destes anos, o Sismuc organizou várias mobilizações, cresceu em número de sindicalizados e ganhou representatividade. “O Sismuc sempre foi uma entidade combativa, sempre esteve presente nas lutas, independente das direções que estiveram à frente, porque a própria categoria tem uma tradição de combatividade”, acredita Marcela Alves Bomfim, presidente do Sismuc.
Para comemorar os 22 anos de existência, o Sismuc está realizando uma atividade de formação. A Semana do Servidor segue até o dia 30 com debates e mostra de filme. As inscrições continuam abertas. Para conhecer a programação clique aqui.
A página do Sismuc disponibiliza um resumo com os principais fatos e imagens da história do sindicato. Para acessar o histórico clique emConheça o Sismuc.