As negociações para implantação do novo plano de cargos, carreiras e salários (PCCV) dos guardas municipais deu mais um passo importante ontem (27). Em reunião entre a comissão de representantes da categoria e da secretaria de defesa social foram acordados dois pontos centrais que farão parte do novo plano. Seguindo aquilo que os guardas têm defendido, ficou definido que o novo PCCV garantirá valorização por tempo de serviço e implantação dos cargos de inspetor e supervisor como área de atuação, desvinculando o crescimento da área de atuação.
Durante a última semana e no decorrer desta, o grupo de trabalho (GT) para elaboração de uma proposta do plano, tem se reunido e discutindo o assunto. Composto por dois guardas de cada regional, eleitos nas reuniões locais, mais diretores do Sismuc, o grupo também conta com assessoria técnica do Dieese e da assessoria jurídica do sindicato.
Questões como o crescimento dos que estão em estágio probatório, outros critérios para crescimento na carreira, além do tempo de serviço, as punições e o enquadramento dos guardas no novo plano, são alguns dos temas ainda em debate pelo grupo. O objetivo é apresentar uma proposta de minuta à prefeitura para ser discutida como projeto de lei.
A próxima rodada de negociação ocorre no dia 6 de outubro. Até lá, o GT continua se reunindo diariamente. A próxima reunião do coletivo da guarda ocorre no dia 30 de setembro, às 19 horas, no Sismuc.