O jornal Curitiba de Verdade, especial sobre educação, está disponível para a população curitibana e para os servidores. O conteúdo desta edição dá maior atenção às condições dos trabalhadores da educação que atuam nas escolas municipais e cmei´s de Curitiba. O texto de abertura traz o seguinte: “A garantia de educação pública de qualidade é um dos slogans mais utilizados por administrações públicas. E muitos deles, como os gestores da prefeitura de Curitiba, não poupam esforços em gastar dinheiro com propagandas para convencer a população disso. Mas você sabe realmente em que condições estão aqueles que são responsáveis pela educação do seu filho (a), sobrinho (a), neto (a), afilhado (a)?
Violência dentro das escolas, jornadas de trabalho superextensas e baixa remuneração, são alguns dos problemas com os quais professores, auxiliares de serviços escolares (inspetores), agentes administrativos entre outros trabalhadores da educação tem de enfrentar no dia-a-dia. Diante destas dificuldades, estes profissionais acabam adoecendo em ritmo cada vez maior e acabam se obrigando a trabalhar mesmo em tratamento para depressão, transtornos mentais e problemas físicos”.
Confira nesta edição:
– Persistem condições precárias na educação
– Mais publicidades do que creches em Curitiba
– Trabalhadores de escola estão desvalorizados
– Segurança é motivo de preocupação em escolas e cmei´s
– Mais publicidades do que creches em Curitiba
– Trabalhadores de escola estão desvalorizados
– Segurança é motivo de preocupação em escolas e cmei´s
Para ler o informativo, basta baixá-lo clicando aqui. Exemplares também podem ser adquiridos na sede do Sismuc.
O Curitiba de Verdade é um informativo elaborado pelo Sismuc e destinado à população curitibana, a fim de sensibilizar a opinião pública sobre problemas enfrentados por aqueles que executam os serviços. Trata-se de um contra-ponto às propagandas municipais e à política da gestão da administração municipal. Outras três edições já foram lançadas anteriormente. A primeira edição saiu em setembro de 2009.