O Centro Estadual de Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde, a Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador – do Conselho Estadual de Saúde – e as centrais sindicais promovem nesta quarta (22), em Curitiba, o último ciclo de debates sobre a promoção da saúde do trabalhador no Paraná, com o envolvimentos do SUS, do Controle Social e a conquista do Trabalho Decente.
O evento vem sendo preparadi desde agosto, quando foram realizados ciclos de debates macroregionais nos municípios de Londrina, Foz do Iguaçu, Curitiba, Guarapuava e Maringá. Cada ciclo de debate reuniu carca de 200 pessoas e antecipou asdiscussões e o amadurecimento das propostas que serão apresentadas no encontro estadual, inclusive para a elaboração da Agenda Estadual do Trabalho Decente.
Trabalho Decente – A organização Internacional do Trabalho definiu o Trabalho Decente como uma ocupação produtiva e adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, e que seja capaz de garantir uma vida digna para as pessoas. Este conceiro provocou uma mobilizaçao social para iniciar a Agenda Estadual do Trabalho Decente, começando pela identificação de possíveis fragilidades nos diversos ramos de trabalho.
Dados – De acordo com dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no Brasil, é registrado um acidente de trabalho por minuto. No Paraná, é registrado um acidente de trabalho a cada 10 minutos, e uma morte em decorrência de acidente de trabalho por dia.
Evento: Ciclo de Debate Estadual sobre a Saúde do Trabalhador
Dia: 22/09/2010
Hora: 8h30 (Abertura)
Local: Canal da Música
Rua: Júlio Perneta,695 – Mêrces
Fonte: Imprensa CUT PR