Os sete candidatos falaram sobre como encaram a educação, apresentaram propostas e assinaram carta compromisso
Mais de 600 pessoas acompanharam atentamente o que os candidatos ao governo do Estado tinham a falar sobre a educação pública. Os sete candidatos compareceram ao debate promovido pela APP-Sindicato nesta sexta-feira (10), no Teatro Fernanda Monte Negro, em Curitiba. Amadeu Felipe (PCB), Avanilson Araújo (PSTU), Beto Richa (PSDB), Luiz Felipe Bergmann (PSOL), Osmar Dias (PDT),Robinson de Paula (PRTB) e Paulo Salamuni elogiaram a iniciativa da entidade, classificando o debate como "democrático".
A atividade foi transmitida ao vivo pela rádio e TV web da APP, bem como por sites de outras entidades. Seguindo as regras, um sorteio – que foi acompanhado pelas assessorias das candidaturas – definiu a ordem de apresentação. O primeiro a falar foi o candidato Osmar Dias. Em sua apresentação, Dias destacou que a educação é o primeiro entre os doze princípios nos quais a sua candidatura se baseia.
"Temos um compromisso com a educação publica de qualidade, para dar oportunidade a todas as pessoas de nossa sociedade. Eu também reconheço os avanços que foram conquistados pelos educadores numa parceria concreta com o governo do Estado. Estes avanços são compromissos, da minha parte, de serem todos eles mantidos e, no que for possível, ampliados", afirmou.
Em seguida, foi a vez de Avanilson Araújo. Ele explicou que a formulação do caderno de debates da APP (que apresenta as propostas dos educadores para a educação nos próximos quatro anos) teve participação ativa de militantes do seu partido, o PSTU. O material foi encaminhado aos candidatos para que estes conhecessem o que os trabalhadores da educação pensam para o segmento.
Araújo disse que os trabalhadores sempre procuraram apresentar um programa alternativo às figuras tradicionais que costumeiramente governaram o Estado e o país. Segundo ele, o seu partido apresenta três temas fundamentais para a educação: financiamento, gestão democrática e relação com os servidores. "O nosso programa defende financiamento 100% estatal na educação".
O candidato do PSDB foi o terceiro a se dirigir aos educadores. Segundo Beto Richa, participar do debate da APP foi uma oportunidade de "desfazer boatos e maldades disseminadas" pelos adversários com relação ao seu comportamento com a educação e com os professores do Estado do Paraná.
Ele também informou que registrou em cartório, há duas semanas, suas metas de governo para que as pessoas possam acompanhar o cumprimento dos compromissos assumidos no período eleitoral. "No item da educação vocês vão encontrar a primeira frase: a educação será prioridade absoluta do meu governo", afirmou. Ele também disse ter firmado compromisso com a carta recebida pela educação com qualidade, lançada pela CNTE em Brasília.
Amadeu Filipe, do PCB, foi o quarto a falar. Ele disse estar grato pelo convite da APP, pois as televisões têm excluído os candidatos minoritários dos debates. O candidato falou sobre as candidaturas dos representantes do capital e as candidaturas populares. "Os educadores devem ver qual o mundo do capital e qual o mundo do trabalho. Nós estamos não só socialmente, mas também ideologicamente do lado dos trabalhadores da educação, dos camponeses e dos operários", disse.
Seguindo a ordem do sorteio, Paulo Salamuni falou em seguida. Ele defendeu que a saída para o avanço do Brasil, e do Paraná, é a educação. Sobre as escolas integrais, Salamuni informou que o Partido Verde propõe um ensino gratuito, de qualidade e público, com educação integral, não apenas a escola. "Queremos resgatar a alegria de aprender e o prazer de ensinar, que foi perdida ao longo do tempo. Faremos isso com uma escola com contra-turno, com uma escola bonita, com um professor com salário e carreira dignos", destacou.
O penúltimo a falar foi Luiz Felipe Bergmann, segundo ele, o compromisso com a educação é um compromisso histórico do PSOL. Para o candidato, o problema da escola está na sociedade injusta. "O fato de os ricos não pagar impostos é o que impede que o Estado não dê conta das demandas da educação", analisou. Bergmann disse que o seu projeto para o Paraná tem o ser humano e a natureza no centro das suas preocupações. "Defendemos uma escola pública, gratuita, laica e de boa qualidade, com menos alunos em sala de aula, com mais professores, melhores remunerados, com mais hora-atividade", afirmou.
Por fim, o candidato Robinson de Paula também agradeceu o convite da APP. Cabo da policia militar e funcionário público, de Paula afirmou que o que o levou a sair como candidato foi a revolta contra o sistema. "Hoje o Estado não atende as necessidades básicas que toda a sociedade precisa. E sem a educação não vamos crescer, não vamos progredir", finalizou.
Carta compromisso – Após as apresentações iniciais, os sete candidatos responderam a questionamentos formulados por diretores da APP. No terceiro bloco do debate, foi a vez das perguntas serem feitas entre os próprios candidatos. No final, após as últimas considerações, todos entregaram as cópias carta-compromisso (que foi encaminhada junto com o caderno de debates da V Conferência de Educação da APP) assinadas. Veja abaixo o texto da carta assinada pelos candidatos:
CARTA COMPROMISSO
Os(As) Trabalhadores(as) em Educação Pública do Paraná, nesse momento importante, mantêm a tradição de se fazerem formadores de opiniões em seus locais de trabalho e nas comunidades em que vivem.
Neste sentido, apresentamos ao Senhor Candidato ao Governo do Estado, o documento final da V Conferência Estadual da Educação "AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – AVANÇOS E DESAFIOS: propostas dos/as trabalhadores/as da educação para o próximo governo" e nossa pauta de reivindicações, reafirmando nossos princípios na defesa de uma educação que seja pública, gratuita, laica, de qualidade, socialmente referenciada para todo o povo brasileiro.
O compromisso com a qualidade da educação pública é definidor na atuação cotidiana dos milhares de professores e funcionários nas diversas regiões do estado.
Eu, ____________________________________________, candidato a Governador do Estado do Paraná, comprometo-me com a pauta e as propostas dos(as) Trabalhadores(as) em Educação.
Fonte: Imprensa APP-Sindicato