Os trabalhadores em educação do Estado não fogem à luta. Na manhã desta segunda-feira (30), mais de 3 mil educadores se reuniram na praça Santos Andrade, Centro de Curitiba, para seguir em caminhada ao Palácio das Araucárias. Organizada pela APP-Sindicato, a paralisação deste ano tem como mote "30 de agosto: pelo avanço, contra o retrocesso". Desde cedo, caravanas vindas de todo o Estado, bem como de vários bairros da capital, começaram a chegar à praça, local da concentração.
Para a presidente da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, mais uma vez os educadores e educadoras da rede pública estadual dão uma aula pública de cidadania. "É um dia de dar continuidade à nossa defesa da escola, à defesa da educação, do salário, da saúde, da redução do número de alunos em sala, das melhorias nas condições de trabalho, da realização e do chamamento dos aprovados nos concursos públicos. É um dia muito especial para a APP e para a nossa categoria", destacou Marlei.
A secretária Educacional da APP, professora Janeslei Aparecida Albuquerque, destacou a importância da categoria estar preparada para negociar. Ela relembrou que a realização da Conferência Estadual da Educação da APP – 20 e 21 de agosto – foi fundamental. "Na Conferência, constituímos uma pauta de políticas educacionais que vai orientar nossa luta nos próximos três anos. Portanto, estamos aqui, neste momento, para colocar para a sociedade aquilo que juntos debatemos, refletimos, consolidamos, em 29 núcleos e na etapa estadual. Esta é uma pauta que não permite retrocessos. Quem entrar no governo, vai nos encontrar organizados", afirmou.
Após o 30 de agosto, outro dia importante para a educação pública do Paraná será 10 de setembro. Na data, a APP promove um debate com todos os candidatos ao governo do Estado. Para o secretário de Imprensa da entidade, professor Edílson de Paula, é o momento dos educadores conseguir o comprometimento daquele que será o próximo governador. "Neste dia queremos todos os candidatos sentados à mesa, para debater a educação do Paraná e as nossa propostas. Nós queremos saber de cada candidato qual o compromisso com a nossa pauta e com outros temas essenciais, como atendimento à saúde, transporte, merenda escolar", ressaltou.
Site: APP Sindicato
Veja mais notícias como está na sessão Multimídia do site: clique aqui