Negociações dos guardas podem ser retomadas em agosto

Os guardas Diogo Monteiro, Adriano Pereira e Everson Camargo, membros da comissão dos guardas municipais, reuniram-se hoje (29), com o diretor do departamento da guarda municipal Odgar Nunes Cardoso. A conversa foi a respeito dos encaminhamentos das negociações que estavam em andamento antes da nomeação do novo secretário de defesa social.

Segundo Odgar, o secretário solicitou um prazo para estudar todos os temas que estavam em negociação, porque ele pretende participar pessoalmente das reuniões. De acordo com ele, a retomada dos debates deve acontecer em meados de agosto. Também houve garantias de que toda proposta de mudança do plano será transmitida primeiramente ao sindicato.
Foi esclarecido também o boato de que o Descanso Semanal Remunerado (DSR) poderia ser extinto. Segundo Diogo Monteiro, o repasse feito é de que isso não vai acontecer, porque a prefeitura está lançando uma nova operação com rondas nos terminais e parques nos finais de semana.
Outra informação de interesse da categoria é que novas armas estão chegando; 93 no total. Os procedimentos para retirada de munição serão alterados, segundo Odgar. Uma normativa a ser publicada determinará que o guardas utilizem apenas munição fornecida pela prefeitura. A respeito deste tema, ainda, serão oferecidas 200 vagas para curso de tiro com pistola.
Os representantes dos guardas reafirmaram que a decisão caberá sempre aos trabalhadores, a partir das reuniões do coletivo. A próxima está marcada para o dia 5 de agosto.