Os servidores municipais de Guarapuava estão mobilizados diante das negativas do prefeito Fernando Ribas Carli (PP) que até o momento não se dispôs a negociar com o Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug). Após realizarem operação tartaruga por uma semana, eles aguardam uma proposta de reajuste de salários. Na última reunião de negociação, representantes da administração disseram que não concederiam nenhum reajuste, mantendo 0% para 2010, repetindo o que ocorreu nos últimos três anos.
No próximo dia 30 um ato público será realizado na cidade, em protesto ao congelamento de salários. O objetivo é pressionar nova mesa de negociação prevista o dia 9 de agosto. Cartas à população estão sendo distribuídas, denunciando a política do atual prefeito.
A presidente do Sismuc, Marcela Alves Bomfim, declara apoio à mobilização e faz referências à situação do serviço público municipal em geral. “A gente percebe que é constante a tentativa de precarização do serviço público, principalmente na desvalorização dos servidores. Por isso a mobilização é a única saída”, afirma.
Além das questões salariais, a categoria também reivindica a democratização dos locais de trabalho, melhores condições para exercício das funções e fim das perseguições a trabalhadores.