16/12/2009 – 15:30
A Assembleia Geral dos servidores, realizada ontem (15), deu início à Campanha Lutas 2010 da categoria. Trabalhadores de vários setores da prefeitura aprovaram parte dos pontos do eixo principal da pauta de reivindicações a ser apresentada à administração municipal. Por falta de tempo, não foram discutidos todos os pontos, mas cinco itens foram aprovados (ver abaixo).
Uma das principais questões, o índice de reajuste salarial só será definido em fevereiro, quando for apresentado o levantamento do índice de inflação do período medido pelo Dieese. Esse, porém, promete ser um dos grandes problemas da categoria, tendo em vista o acúmulo de perdas salariais de 14,6 por cento de anos anteriores e as declarações de representantes da administração nas últimas semanas.
A Lei Orçamentária Anual (LOA), por exemplo, aprovada hoje (16) pela câmara municipal prevê 4,065 bilhões de reais de orçamento municipal para o ano que vem. Em matéria publicada hoje na página da prefeitura o prefeito Beto Richa não cita uma linha sobre o gasto com pessoal, demonstrando que essa não será prioridade da gestão.
Nova assembleia está marcada para o dia 27 de janeiro, com o objetivo de dar continuidade ao debate da pauta de reivindicações. No mesmo dia será aprovada também a comissão de negociação e de mobilização dos servidores. A protocolização do documento ocorre no dia 1º de fevereiro, acompanhada de manifestação a ser organizada pelo sindicato.
Pontos centrais aprovados para a pauta de reivindicações:
1. Aumento do valor e extensão do auxílio-alimentação para todos os servidores, antecipando a ampliação do benefício que só será concretizada em 2012;
2. Reelaboração dos planos de cargos, carreiras e salário, visando o fim da competição entre os trabalhadores e respeitando as especificidades das profissões;
3. Incorporação progressiva das remunerações variáveis aos salários;
4. Isonomia na distribuição das remunerações variáveis até que sejam completamente incorporadas aos vencimentos;
5. Redução da jornada de trabalho na prefeitura para 30 horas semanais para todos os servidores.
Imprensa Sismuc