27/11/2009 – 18:25
Em reunião realizada hoje (27), pela manhã, no edifício Delta, com representantes da secretaria de defesa social, a comissão dos guardas municipais garantiu alguns avanços para a categoria. Foram debatidos os pontos dois e três da pauta de reivindicações da categoria. Sobre o ponto 1, referente ao reajuste do piso salarial, as chefias mantiveram a posição da reunião realizada na última segunda-feira, ou seja, uma resposta só será dada em 15 de fevereiro do próximo ano.
“A mobilização da última segunda-feira foi crucial para abrir um canal de negociação com a prefeitura”, ressalta a presidente do Sismuc Marcela Alvez Bomfim, que também participou da reunião.
Ponto 2
O item dois da pauta exige o fornecimento regular de equipamento de proteção individual, sobretudo, dos materiais de distúrbio civil para atividades em dias de jogo. Sobre essa questão o superintendente Rene Witek garantiu que a compra dos equipamentos (capacetes, escudos, caneleiras e bastões) estão em processo de licitação e devem ser disponibilizados até o início do campeonato paranaense. Protetores solares também foram exigidos pelos trabalhadores e a aquisição será realizada assim que for liberado recurso da secretaria de recursos humanos.
Um laudo técnico a ser elaborado por engenheiro do trabalho e técnico de segurança da trabalho indicará as necessidades de equipamentos de proteção para os guardas. Esse trabalho será realizado ainda esse ano, conforme declaração do representante da secretaria de RH Valério Krause.
Ponto 3
O ponto três que trata da normatização das escalas extras de trabalho e formas de pagamento será regulamentado por meio de decreto municipal. Uma comissão responsável pela análise das horas extras e regulamentação das mesmas deve estudar o melhor caminho. O Sismuc indicará representantes a essa comissão.
O debate em torno do item quatro da pauta não foi esgotado, mas um compromisso foi assumido por Witek: equipamento de comunicação HT estão sendo adquiridos para todos os guardas municipais.
A íntegra da ata pode ser vista clicando aqui.
A próxima reunião para debate dos demais pontos da pauta será realizada no próximo dia 2. No mesmo dia, às 19 horas, também ocorre a assembleia dos guardas municipais, no Sismuc, para analisa das negociações e deliberação de encaminhamentos.
Imprensa Sismuc