Sindicato inaugura Cine Sismuc neste sábado

26/11/2009 – 17:00

O Sismuc inicia neste sábado (28) o projeto de formação intitulado “Cine Sismuc”. A exibição do filme “Pão e Rosas”, seguido de um debate é o primeiro de uma série de outros longa-metragens que serão exibidos uma vez por mês.
A intenção, segundo Cassia Guimarães, secretária de assuntos culturais do Sismuc, é “contribuir com a formação política e para a organização no local de trabalho. Queremos fortalecer uma concepção de vida, além de proporcionar um momento de lazer com bons filmes”, completa.
História
“Pão e rosas” trata de uma história verídica da greve dos faxineiros imigrantes em Los Angeles, nos Estados Unidos. Cansados da exploração, mexicanos ilegais trabalham como faxineiros do turno da noite em um edifício de escritórios, por salários humilhantes. Eles não têm assistência médica, nenhuma proteção trabalhista e ainda suportam um patrão com atitudes abusivas. Suas condições e o sentimento de solidariedade leva-os a lutar por melhores condições de vida e pelo direito de sindicalização. Mesmo ocupando os cargos mais simples da empresa, eles se fazem ser ouvidos ao realizarem uma greve local.
 
Lembrando
O Cine Sismuc começa às 14 horas, neste sábado, no auditório do Sismuc. A pipoca também já está garantida.
 
Ficha:
Título Original: Bread and Roses
País de Origem: Reino Unido/ França/ Espanha/ Alemanha/ Suécia
Ano: 2000
Duração: 110 min
Diretor: Ken Loach
Elenco: Pilar Padilla, Adrien Brody, Elpidia Carrillo, Jack McGee, George Lopez, Alonso Chavez, Monica Rivas, Frankie Davila
Imprensa Sismuc