Plano de carreiras adequado no SUS só sai com participação da categoria

21/10/2009 – 15:50 

Esta agendada para hoje (21), às 19 horas, no Sismuc, reunião para elaboração do plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) próprio dos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é um dos principais desafios dos trabalhadores da saúde da prefeitura de Curitiba. Uma comissão composta por membros do Sismuc e representantes da secretaria de rh e de saúde é responsável pela formalização de um projeto a ser enviado para votação na câmara.
 
A construção do PCCS/SUS, no entanto, deve ser uma tarefa coletiva, defende a secretária de assuntos jurídicos Irene Rodrigues. Sem a participação dos trabalhadores, que conhecem o cotidiano e a realidade dos locais de trabalho, não há como construir uma proposta que contribua para resolver os problemas da categoria. “A tendência é que a administração haja sem o consentimento dos trabalhadores, impondo um plano sem atender as principais demandas dos trabalhadores”, diz.
 
A PMC está irregular perante a lei federal 8.124/1990 ao incluir os servidores do SUS no plano geral, previsto na lei municipal 11.000. Além da inadequação às necessidades específicas desses servidores, o plano atual promove competição entre os trabalhadores, ao invés da solidariedade. Modelos como esse são prejudiciais para os trabalhadores, que passam a trabalhar em ambientes com péssimo clima social, influenciando, sobretudo, na saúde e no rendimento desses profissionais.
Imprensa Sismuc