Seminário do Suas aprofunda debate da NOB

03/08/2009 – 14:10

O I seminário do Sismuc sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), realizado no último dia 1º, no Sismuc, aprofundou uma série de questões sobre as políticas públicas na área, visando também, a valorização dos profissionais. Cerca de 20 pessoas participaram da atividade e o baixo número de inscritos foi resultado do mau tempo e do receio com relação à gripe H1N1, segundo avaliação dos organizadores.
A secretária de assuntos jurídicos do Sismuc Marilena Silva avaliou positivamente o evento. Debates para a construção do plano de carreira a partir da Norma Operacional Básica (NOB) estiveram entre os principais pontos de pauta. O objetivo, segundo Marilena, é elaborar uma proposta com os trabalhadores, a partir de grupos de estudos, a ser apresenta na Conferência Municipal de Assistência Social. Este evento, no entanto, foi adiado pela prefeitura e não tem data marcada para ocorrer. As reuniões para os grupos de estudo dos trabalhadores serão marcadas pela diretoria nos próximos dias.
Dentre as principais questões a serem debatidas estão o planejamento de capacitação dos profissionais, que hoje não tem programação definida, a fixação da jornada de trabalho, flexibilizada pelas horas extras e a revisão dos salários, hoje defasados em relação ao piso das categorias de nível superior.
Outra proposta a ser encaminhada pelo Sismuc é a realização de uma conferência dos trabalhadores do Suas, o que incluiria todos os trabalhadores do setor, tanto públicos como privados. Os terceirizados da prefeitura também seriam envolvidos pelos debates, assim como as demandas dos usuários.
Além de Marilena Silva, participaram também como palestrantes Kellen Cristina Dalcin, assistente social, e Daraci Rosa dos Santos, membro do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
Imprensa Sismuc