Tentativa de privatização da Petrobrás é rejeitada em protesto

02/06/2009 – 16:00

Uma manifestação contra a tentativa do Partido Social Democrata do Brasil (PSDB) de desmoralizar a Petrobrás, foi realizada hoje (2), pela manhã. Várias entidades, sindicatos, vereadores e deputados promoveram um protesto contra a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na maior empresa pública do Brasil. Diretores do Sismuc participaram da manifestação e também coletaram assinaturas em apoio à greve no serviço público.
 
Além do engavetamento da CPI, o movimento luta também por uma nova lei do petróleo, que reverta as iniciativas privatistas e consolide o mercado de exploração de petróleo sobre as bases da administração pública. Dentre as medidas defendidas estão o controle estatal e social das riquezas do pré-sal, das reservas de petróleo e de gás do país, de forma que os lucros possam ser utilizados em investimentos sociais.
 
Segundo o diretor do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina, Luciano Zanetti, a Petrobrás passou por um período de fracionamento, com vendas de ações e abertura de concorrência privada no mercado brasileiro, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. “O que impediu que esse projeto seguisse adiante foi a mobilização da população brasileira contra o projeto neoliberal”, avalia ele.
 
Imprensa Sismuc