Servidores preparam ato por reajuste de 39,52%

O Sismuc e o Sismac convocam os servidores para um ato público a ser realizado amanhã (17), em frente à sede da Prefeitura, às 16h30. A mobilização ocorre ao mesmo tempo em que os sindicatos participam da primeira rodada de negociação com a Prefeitura para exigir, principalmente, o reajuste salarial de 39,52%. Esse é a segunda vez que os servidores se mobilizam em menos de uma semana para exigir o reajuste e mais agilidade nas negociações. No último dia 10, a movimentação foi motivada pela promessa não cumprida da Prefeitura em apresentar calendário de negociações. Sob pressão, o secretário municipal de RH Paulo Schimidt enviou ofício ao Sismuc, agendando a primeira negociação para amanhã. O horário da reunião, no entanto, estava marcado para o período da manhã, o que contribuía para a desmobilização da categoria. Depois da exigência do Sindicato, a Prefeitura também cedeu e a reunião ficou para 15 horas.

A presidente do Sismuc Irene Rodrigues acredita que a mobilização dos servidores é fundamental para pressionar a Prefeitura a atender as reivindicações. Ela tem lamentado o silêncio do prefeito Beto Richa, mas espera vê-lo na mesa de negociação de amanhã para o debate de questões que interessam aos quase 35 mil servidores de Curitiba.
 
Logo após, às 18 horas, será realizada assembleia dos servidores, onde os trabalhadores discutirão o andamento da campanha. O objetivo é avaliar a contra-proposta da Prefeitura e aprovar medidas em relação ao andamento das negociações.
 
Guilherme Gonçalves (MTb 4492)
Jornalista
Imprensa Sismuc