28 de fevereiro Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT

Os membros que compõem o Coletivo de Saúde da CUT Paraná estiveram reunidos na última terça-feira (10/02), na sede da entidade, em Curitiba, para iniciar os debates acerca da mobilização do dia 28 de fevereiro – Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo (LER) / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Durante o encontro, foi apontado que cada vez mais os trabalhadores de vários setores são atingidos pelas LER/DORT. Apesar de serem conhecidas há mais de 100 anos, essas doenças são cada vez mais freqüentes em função do advento dos equipamentos de informática e suas utilizações inadequadas, como postura errada, estresse e, sobretudo, o trabalho excessivo.

Além disso, o trabalhador, quando adoecido por essas causas, enfrenta o descaso das empresas e do próprio Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) durante as perícias médicas. Logo, trata-se de um desafio para as organizações sindicais a busca da melhoria de vida do trabalhador, o que passa, necessariamente, pela melhoria do ambiente e condições de trabalho.

Diante disso, a CUT Paraná irá aproveitar o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT para promover uma manifestação e também uma audiência pública para debater ações acerca desse problema contemporâneo. A audiência será realizada em parceria com a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Paraná (Alep), demais centrais sindicais do estado e movimentos sociais.

Dessa forma, ficou convocada para esta sexta-feira (13/02) uma nova reunião do Coletivo de Saúde da CUT-PR com o objetivo de preparação desses eventos. O encontro será novamente na sede da Central, a partir das 10h00. Também participam representantes do mandado do deputado estadual Tadeu Veneri, Liderança da Bancada do PT na Alep e centrais sindicais.

 
Fonte: CUT/PR