Truculência da prefeitura pode levar o ICS à extinção

No dia do Funcionário Público, os servidores municipais participaram de uma manifestação “Em Defesa do ICS”, em frente à prefeitura de Curitiba, a partir das 16h. O ato foi marcado por faixas, cartazes, apitos e palavras de ordem. Um bolo foi servido aos servidores para lembrar o dia de quem faz a diferença nessa cidade.


 


Uma comissão de representantes dos sindicatos Sismuc e Sismmac foi recebida pelos secretários municipais de Governo, Rui Hara, de Recursos Humanos, Arnaldo Bertone, e o presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), José Lupion Neto. Mas ao invés de ouvir propostas de mudança para o ICS, os servidores ouviram apenas ironias e piadas sobre a situação.


 


Bertone foi quem falou pela Prefeitura Municipal. Disse que não haverá nenhuma mudança na gestão do ICS e recusaram qualquer conversa sobre gestão paritária ou transparência na administração do instituto.

Portanto, nenhuma medida será tomada pelo prefeito antes do julgamento da ação civil pública contra o ICS. Pela postura adotada e os argumentos apresentados, conclui-se que, se a Justiça rejeitar a ação, na melhor das hipóteses, o ICS continua como está. Se a ação for aceita, o caminho que eles apontam é a sua privatização completa.


 


Diante de tanto descaso, os servidores decidiram em assembléia realizada após a reunião em frente à PMC, intensificar a mobilização e uma possível chamada de paralisação da categoria.


 


Por isso, fiquem atentos às datas das assembléias regionalizadas, porque iremos discutir também sobre o ICS. E no dia 03 de dezembro, data da assembléia regionalizada Matriz, todos os servidores devem estar presentes para decidirmos os rumos da mobilização.  


 


Prefeitura divulga ampliação de atendimento no ICS, mas não fala aos servidores sobre a ação que ameaça a extinção do instituto


 


Quem entrar no site da prefeitura vai perceber diversas matérias de divulgação das melhorias que a administração tem feito pelo ICS. O que estamos nos perguntando é porque a prefeitura divulga tantas melhorias se apenas uma decisão do juiz pode fazer com que o instituto acabe? Não adianta nada fazer propagandas engrandecendo os feitos da PMC, sendo que essa mesma administração se nega em apresentar soluções para a permanência do instituto.


 


PARTICIPEM DAS ASSEMBLÉIAS REGIONALIZADAS


 


Dia 05 novembro


Assembléia Regional Boqueirão


Igreja Batista Vila Hauer


Endereço: Rua Maria Assumpção, 911 – 3 quadras do terminal Vila Hauer


 


Dia 12 novembro


Assembléia Regional Cajurú


Paróquia São José


Endereço: Rua Raul de Oliveira, 38 / Vila Oficinas – próximo ao terminal


 


Dia 13 novembro


Assembléia Regional Portão


Colégio Estadual Pedro de Macedo


Endereço: Av. República Argentina 2373 – em frente ao tubo Morretes


 


Dia 19 novembro


Assembléia Regional Boa Vista


Casa da Vizinhança


Rua Alberto Potier – ao lado do Cmei Cassiopéia


 


Dia 26 novembro


Assembléia Regional Santa Felicidade


Local: Igreja Santo Antônio de Orleans


Endereço: Rodovia do Café, Km 4 – esq. com a Rua João Falmarz


 


Dia 03 de dezembro


Assembléia  Regional Matriz


Local: Sismuc


Endereço: Rua Monsenhor Celso, 225, 9° andar/Centro