Na última segunda-feira (10) os servidores e os representantes da Administração se reuniram para dar início às negociações da pauta de reivindicações. A reunião já começou de forma tumultuada. Os servidores foram impedidos de registrar, através de filmagem, a mesa de negociação. De forma intransigente alegando motivos pessoais, os representantes da prefeitura negaram aos servidores o direito de registrar mais um momento histórico da luta dos trabalhadores(as).
A reunião que durou aproximadamente três horas não trouxe avanços para a categoria. As respostas da Administração se repetem nesses últimos anos. E isso apenas salienta o descaso e o desrespeito com os servidores.
Resultado do 1° dia de negociação
Sobre o IPMC
Seminário sobre benefícios previdenciários e Regime Próprio de Previdência;
Resposta: Será realizado um Seminário sobre Previdência no 1° semestre de 2008.
Publicação de informativo mensal sobre a situação financeira e atuarial do IPMC, bem como a situação patrimonial;
Resposta: Será publicado um informativo
Envio aos servidores, a cada trimestre, de extrato da situação previdenciária individualizada;
Resposta: Negado
Amplo debate com os servidores sobre as reais necessidades de mudanças no sistema de previdência municipal.
Resposta: O debate será realizado no Seminário
Escolha de dirigentes do IPMC, inclusive o presidente, dentre servidores do quadro próprio do Município.
Resposta: Negado
Sobre o ICS
Transformação do ICS em autarquia municipal e ampliação da participação dos servidores ativos e aposentados nos Conselhos do ICS e IPMC
Resposta: Negado. Prefeitura disse que está reestruturando para que todos possam participar de forma mais efetiva, mas neste momento irá continuar como está.
Ampliação da quantidade e qualidade dos atendimentos prestados aos servidores e seus dependentes;
Resposta: Prefeitura diz que está buscando parcerias para garantir o atendimento com qualidade, mas não será realizado concurso público.
Realização de seminário para informar os servidores sobre estrutura e funcionamento do ICS visando melhorias no atendimento e participação.
Resposta: Prefeitura responderá até o final das negociações
Informar à Perícia Médica do Município sempre que o servidor (a) estiver hospitalizado (a), bem como realizar visitas periódicas para acompanhar a evolução da recuperação.
Resposta: A Prefeitura trará uma resposta quanto à solicitação de integração do sistema de informática do ICS com a SMRH
Criar quadro próprio de pessoal do ICS e realizar concurso público para preenchimento de vagas de todas as áreas. Para o preenchimento das vagas de médicos, realizar concurso público ainda no ano de 2008, uma vez que se encerra o contrato com a Aliança Saúde.
Resposta: Negado
Firmar contratos/convênios com profissionais, hospitais e demais serviços de saúde na Região Metropolitana de Curitiba.
Resposta: Prefeitura informa que realiza constantemente contatos com muitas instituições, mas que muitas não aceitam a tabela apresentada pelo Instituto.
Estender a cobertura do ICS para todos os dependentes que, mesmo após completarem 18 anos, estiverem cursando a graduação.
Resposta: Negado
Parcelar o pagamento do fator moderador dos exames e demais procedimentos quando o valor dos mesmos ultrapassar 5% (cinco por cento) do vencimento básico do servidor.
Resposta: Negado
Assegurar o atendimento de Fisioterapia pela rede contratada com a utilização do Fator Moderador, nos mesmos termos dos demais serviços.
Resposta: Prefeitura coloca que poderá ser revisto este ponto
Negociação das reivindicações específicas
Resposta: A prefeitura irá repassar para cada Secretaria e cada uma irá responder as pautas, e marcar reuniões caso haja necessidade.
Processo permanente de negociação
Resposta: Não haverá Comissão Permanente de Negociação, mas sempre que houver solicitação do sindicato a Prefeitura irá avaliar a necessidade de uma reunião.
Continuaremos lutando para que nossas reivindicações sejam atendidas!