O SISMUC realizou, na noite desta segunda-feira (23), uma Assembleia Geral Extraordinária com a presença de servidoras e servidores públicos municipais de Curitiba. A atividade, realizada de forma presencial na sede do Sindicato, teve como principal pauta a eleição de 13 delegadas e delegados e três observadores que representarão a base na Plenária Estadual da CUT, que acontecerá durante os dias 1 e 2 de agosto.
“Temos que deliberar delegados e delegadas para a Plenária estadual. Para a Plenária nacional a eleição se dará no espaço estadual. Vale destacar que, temos três delegados natos, que já têm vaga garantida por serem da direção da CUT”, explicou Juliana Mildemberg, coordenadora geral do SISMUC.
Após discussão e votação foram eleitas e eleitos:
Adriana Kalckmann
Angelis Lopes Alves
Maria Cristina Lobo de Oliveira
Edicleia Aparecida Farias
Juliana de Fátima Mildemberg de Lara
Kefera Monte Serrat
Maria Valdevania de Assis
Marlene Aparecida Batista Pereira
Natasha Katherine Melchert Munõz
Patrícia D’Oliveira Moreira
Patrícia Souza Lima
Wanderli Machado
Willian da Silva Wolff
Por serem da direção estadual da CUT, Camile Cristina dos Santos Cruz, Alessandra Claúdia de Oliveira e Paulo Gomes têm vaga garantida no espaço.
Saiba mais – A plenária estadual é um espaço estratégico de construção da luta coletiva da classe trabalhadora e tem papel importante na definição de diretrizes e posicionamentos das entidades filiadas à Central Única dos Trabalhadores. Com a eleição, o Sindicato fortalece a representatividade da categoria nas instâncias deliberativas do movimento sindical.
INFORMES
Durante a assembleia, também foram repassados informes sobre a conjuntura atual do município com a aprovação de projetos de lei na Câmara Municipal, que impactam diretamente a vida de todas e todos os servidores públicos. Entenda:
PARS S.A alavanca privatização dos serviços públicos de Curitiba
No dia 17 de junho, vereadores da base do prefeito Eduardo Pimentel aprovaram a criação da PARS S.A., empresa estatal de direito privado que ficará responsável por agilizar parcerias e repasses de recursos públicos para empresas privadas, por meio do gerenciamento e fiscalização de contratos.
O capital para dar início à empresa será de 6 milhões de reais, recurso que sairá dos cofres públicos, ou seja, do seu bolso. Clique aqui e confira a matéria completa.
Vale-transporte é atualizado na Câmara, mas mobilização do SISMUC garante preservação de direitos
Em uma importante vitória para as servidoras e os servidores municipais de Curitiba, a Câmara Municipal aprovou na última quarta-feira (18/06), o projeto que atualiza as regras do auxílio-transporte. A proposta, enviada pela gestão municipal, foi apresentada sob a justificativa de atender a recomendações do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), que questionava a necessidade de critérios mais objetivos e controle na concessão do benefício. Clique aqui e confira a matéria completa.
Com pressão e luta do SISMUC, Câmara aprova alterações nos Planos de Carreira
A luta do SISMUC por planos de carreira mais justos e alinhados à realidade das servidoras e dos servidores públicos resultou em avanços concretos na Câmara Municipal de Curitiba. Na segunda-feira (17), os vereadores aprovaram o projeto de lei que altera os seis Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs) do funcionalismo, aprovados em 2023, após mais de oito anos de congelamento feito durante o pacote de ajuste fiscal, o Pacotaço. Clique aqui e confira a matéria completa.
Prefeitura aprova projeto de reforma da previdência das servidoras
Na manhã desta segunda-feira (23/06), em mais um ataque ao funcionalismo público, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, sem debate e sem a devida análise por parte dos próprios vereadores — e muito menos das servidoras, servidores e sindicatos que representam a categoria — um novo projeto que altera regras da Previdência municipal. Protocolado minutos antes da sessão e aprovado em votação relâmpago, o texto cria dois fundos previdenciários distintos e ignora reivindicações históricas, como o fim do desconto de 14% nas aposentadorias. Mais informações em breve.