Uma tarde em meio às Valquírias: Aposentadas do SISMUC visitam exposições do Museu Oscar Niemeyer

Seguindo o planejamento de 2024 do coletivo das aposentadas e aposentados representados pelo SISMUC, reunimos o grupo para o primeiro passeio cultural, que aconteceu ontem (23/4), no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

A visita foi toda mediada por Antônio, que possibilitou que o passeio fosse além de observar e compreender as obras, mas também um momento divertido e descontraído, deixando a turma à vontade. “A gente não quer que seja uma visita tediosa, a gente quer que seja uma visita agradável”, comentou ele logo no início.

Já na rampa de acesso às exposições do MON, nos deparamos com a primeira Valquíria, da
exposição Extravagâncias”. Valquírias são os nomes dados às obras da artista Joana Vasconcelos, que possuem dimensões maximalistas, misturando diferentes tipos de materiais, como crochê de lã feito à mão, tecidos e poliéster super coloridos e estampados, suspensas em cabos de aço, numa peça única.  


As Valquírias também estão em outros espaços do Museu, nos corredores e no grande “olho”. Mergulhamos nas cores, brilhos e texturas das obras que são flexíveis e se moldam de acordo com o ambiente onde são expostas. 

 

Antes e agora, longe e aqui dentro

Outra exposição fascinante é a “Antes e agora, longe e aqui dentro”, de curadoria de Galviane Neves. Ela reúne vários tipos de técnica, como pinturas, desenhos, bandeiras, vídeos e fotos, por exemplo. De acordo com o site do Museu, são mais de 100 obras de 44 artistas diferentes, dos quais se destacam Cícero Dias, Miguel Bakun, Amelia Toledo, Efigênia Rolim, Rosana Paulino e Gustavo Caboco. 


Antônio explicou para as aposentadas que, antes, a exposição se chamaria Muvuca — que no tupi a palavra representa a técnica de plantio ancestral, que consiste na mistura de sementes de diversas espécies. Já no banto (conjunto de línguas africanas), muvuca -ou
Mvúka- significa bagunça. 


Considerando ambos os significados de 
mvúka/muvuca, a curadoria da exposição explora a diversidade no encontro das singularidades de cada artista.


A coordenadora do Coletivo das/os Aposentadas/os do SISMUC, Liliane Cotinho, comenta sobre o passeio no MON e destaca que a visita nas exposições deixou todos muito encantados. “O SISMUC está a todo vapor! Ontem fizemos esse passeio cultural com as/os aposentadas/os para apreciarem a arte de perto e encher os olhos com obras fantásticas. Foi uma tarde de aprendizado. Parecíamos crianças, descobrindo a maravilha, a perfeição desses artistas, vimos várias exposições. A mais impressionante foi a da Joana Vasconcelos, um verdadeiro emaranhado de cores, que utiliza os trabalhos manuais como matéria-prima principal, a imaginação de quem vê aflora, fica a mil. No final fizemos uma avaliação, que foi bem positiva, e já estamos pensando no próximo passeio. 


Edicleia Farias, da direção do SISMUC que acompanhou a visita, expôs que ficou feliz com a presença das/dos aposentadas/os. “Estamos em um eterno desenvolvimento, como seres humanos. Que possamos, independente da idade, nos permitir continuar aprendendo, sem perder o encantamento com as coisas da vida”, expressa. 


No mês de maio o passeio das aposentadas e aposentados terá um próximo destino. Acompanhe os canais de comunicação do SISMUC, logo mais divulgaremos mais informações. 


Coletivo

O coletivo para os aposentados e aposentadas sindicalizados ao SISMUC acontece toda 2ª quarta-feira do mês, em nossa sede (Rua Monsenhor Celso, 225, 2º andar). Não perca, anote na agenda!

Confira as fotos no link: https://flic.kr/s/aHBqjBnzLt