Concurso Nacional Unificado: valorização do serviço público no Brasil

Foto: Reprodução/MGI

 

O ano iniciou com a abertura de diversos editais de concursos públicos — sejam de abrangência estadual ou nacional. No município, a Prefeitura também está em fase de nomeação e posse dos candidatos aprovados no último concurso. Após várias mesas de negociação com a gestão, em que o SISMUC reivindicou pela realização de novos concursos, finalmente as provas aconteceram no final do ano passado.

A valorização do serviço público é um dos pilares para o desenvolvimento de uma sociedade. Ela está intrinsecamente ligada à seleção criteriosa dos profissionais que compõem os quadros do setor público.
Nesse contexto, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público, é modelo inovador de seleção de servidores públicos. 

Como vai funcionar 

O CPNU selecionará, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As provas serão aplicadas em 5 de maio, em 220 cidades brasileiras, distribuídas em todas as Unidades Federativas, com questões objetivas de conhecimentos gerais e específicos e dissertativas por área de atuação. 

As inscrições vão até o dia 09/02/2024 e os candidatos devem escolher um bloco temático, no qual poderá se inscrever para quantos cargos quiser. Um ponto importante é se atentar às necessidades de titulação específica em alguns dos cargos. Pois, mesmo se aprovado, o candidato que não apresentar a formação específica do cargo, não poderá tomar posse.

Acesse os editais de cada bloco aqui.

O concurso nacional unificado desempenha um papel crucial na promoção de oportunidades, permitindo que talentos de diversas regiões do país tenham acesso igualitário às vagas no serviço público. Essa inclusão representa a construção de um quadro de servidores mais diversificado e plural, qualificando o atendimento à população.