No aniversário de Curitiba, servidores aposentados realizam reivindicação contra desconto de 14%

O aniversário de Curitiba vai ser movimentado para quem passar em frente ao prédio da Prefeitura da capital, na tarde do dia 29 de março. Isso porque, as servidoras e os servidores inativos, organizados pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (SISMUC) e Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), farão nova mobilização pela não implementação do desconto de 14% nos proventos (salário e benefícios). Pensionistas e servidores(as) da ativa também foram convidados para participar da luta!

A proposta faz parte do pacote de medidas da Reforma da Previdência de Curitiba — aprovada em dezembro do ano passado na Câmara Municipal, sem que fosse aberto o diálogo com os sindicatos para deliberação em conjunto, antes do envio do texto da Reforma para a Câmara.

A votação para aprovação da Reforma da Previdência ocorreu em regime de urgência, sem que houvesse debate público necessário. Além disso, a categoria não foi informada de maneira clara sobre o desconto de 14%. “No momento da aprovação da reforma, muitos aposentados não se deram conta do impacto que o projeto traria para os servidores não ativos”, revelou Mônica Giovannetti, aposentada do SISMUC.

Entrega da Carta Aberta e audiência com IPMC

Na última manifestação organizada pelos servidores aposentados, que ocorreu no dia 10 de março, houve a entrega da Carta Aberta direcionada ao prefeito Rafael Greca, na qual há solicitação formal de negociação com a administração da Prefeitura, para que o desconto de 14% seja reavaliado.

Logo após, as servidoras e servidores caminharam até o prédio do Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC), onde as dirigentes dos sindicatos e as aposentadas da base foram recebidas pelo presidente do instituto, Ary Gil Merchel Piovesan.