Transição de cargos na Saúde inicia agora

Em assembleia, servidores da Saúde decidiram dar continuidade à implementação do Procedimento de Transição, conforme apresentado pela Prefeitura na semana passada. Já a proposta do Sismuc foi a de implementar imediatamente a transição de todos os 2623 Auxiliares de Enfermagem.

Pelo que ficou decidido, todos os Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs) participam de transição para o nível médio desde já. Também acontecerá agora a transição de Auxiliares para Técnicos de Enfermagem com mais de 12 anos de serviço e que se enquadram nos critérios. Quem entrou a menos tempo fará a transição ainda no primeiro semestre de 2016. Veja quais são os critérios:
Critérios do Procedimento de Transição
Para ASBs, será preciso ter o ensino médio e o registro em dia no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Já para fazer a transição de Auxiliar para Técnico de Enfermagem, é preciso ter o curso técnico na área e o registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Quem já tiver, será enquadrado até janeiro.
Como o Procedimento de Transição vai acontecer a cada seis meses, os trabalhadores terão esse tempo para atender aos critérios de formação e registro profissional.
QualificaSUS e Difícil Provimento
A Assembleia também debateu a implantação do QualificaSUS e Difícil Provimento, gratificações que substituem o IDQ na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A proposta ainda é muito ruim para os trabalhadores, pois representa perdas remuneratórias significativas. Mas a postura da categoria é de sentar em mesa e negociar com a prefeitura até atingir algum consenso. Ao menos enquanto houver diálogo sem enrolação, “papo reto”, por parte da gestão de Adriano Massuda.
A primeira conversa com a SMS é neste dia 17, uma quarta-feira, às 14:30. Os trabalhadores avaliam as propostas apresentadas neste dia em nova Assembleia da Saúde, a ser realizada na segunda-feira, 22 de junho, às 19:00 no Sismuc.