AL e Caribe redobram esforços contra o trabalho infantil

“Temos 12,5 milhões de razões para avançar na erradicação do trabalho infantil”, afirmou o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, por ocasião do lançamento de uma nova iniciativa regional durante a 18ª Reunião Regional Americana da OIT em Lima.


Um grupo de 25 países da América Latina e do Caribe anunciou ontem o lançamento de uma iniciativa regional para acelerar os esforços de enfrentamento ao trabalho infantil e alcançar a meta de erradicação total até 2020.

O documento, assinado por Ministros do Trabalho, representantes de governos e pelo Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, anuncia o “forte comprometimento para alcançar as metas de erradicação” e estabelece uma série de compromissos baseados no fortalecimento da cooperação intergovernamental sul-sul.

A assinatura da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livres do Trabalho Infantil foi feita no âmbito da 18ª Reunião Regional Americana da OIT, que está sendo realizada de 13 a 16 de outubro em Lima, com a presença de mais de 400 delegados de governos, empregadores e trabalhadores de todo o continente.

“A Iniciativa faz parte de um conjunto de esforços globais para restituir os direitos de 168 milhões de meninos, meninas e adolescentes afetados pelo trabalho infantil”, disse o Diretor-Geral da OIT.

“A persistência do trabalho infantil, especialmente em suas piores formas, é um fator que agrava a iniquidade social, exacerba a desigualdade e aprofunda a vulnerabilidade social e econômica”, afirmou a declaração assinada em Lima.

Veja mais