Assembleia da saúde neste dia 13 define rumos da negociação

Os servidores da saúde da Prefeitura de Curitiba farão a avaliação das negociações no próximo dia 13, às 19 horas, no Sismuc. A assembleia do segmento tem como objetivo debater o que foi apresentado pela gestão de Gustavo Fruet frente à pauta de reivindicações dos trabalhadores. 

Na segunda e última rodada da negociação específica da saúde, realizada no último dia 9, debateu-se outros 21 itens da pauta do segmento. Seguindo o que vem ocorrendo nas demais negociações, os servidores saíram com alguns avanços significativos. Por outro lado, parte dos itens permanecem pendentes e sem acordo. É o caso do fim das terceirizações em CMUM’s, que deve continuar sob a gestão da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes). A gestão defende o modelo atual, mas concorda em retomar alguns dos serviços de saúde como os Centros de Atenção Psicossocial (CAP’s).

Clique aqui para ler a memória da reunião.

Um aspecto positivo, na avaliação da diretoria do Sismuc, resultante desta negociação, é o enquadramento dos auxiliares de serviço bucal no nível médio e dos auxiliares de enfermagem como técnicos. A administração concorda que existe uma defasagem a ser corrigida na carreira e fará a mudança gradualmente, garantindo um reconhecimento exigido há alguns anos por estes trabalhadores.


“Essa é uma grande conquista. Mas que a categoria tem que ficar atenta e se mobilizar”, diz Irene Rodrigues, coordenadora de estrutura do Sismuc. Ela ressalta também a importância da assembleia como espaço para a tomada de decisões coletivas. “O processo de negociação desse ano tem um ponto em aberto que vai exigir da categoria um processo de mobilização e de ficar atento. Porque todas as reuniões demandaram um segundo passo e a gente precisa estar juntos e unidos para conseguir avançar nisso”.


Na reunião anterior, realizada no dia 19 de abril, decidiu-se que as 30 horas semanais para os excluídos seriam debatidas em separado. Essa discussão será realizada em data ainda a ser agendada pela Prefeitura. 
 

 
Matérias relacionadas: