Pedidos de desligamento do ICS surpreendem gestores

Cerca de 400 servidores já foram descredenciados do Instituto Curitiba de Saúde (ICS). A informação foi divulgada ontem (24), na reunião do conselho fiscal do plano. Esta é a primeira parcial que se torna pública, desde que os servidores passaram a ter a opção de se desligar, quando o novo regulamento foi aprovado, em 18 de julho. Ainda segundo informado pelos gestores, os números estão acima do que havia sido previsto e devem ser superiores à estimativa de 20% de desligamentos, apontada anteriormente.

A secretária de finanças do Sismuc Rosimeire Aparecida Barbieri, que participou da reunião como suplente do conselho, conta que não foram apresentados cálculos com previsão do impacto dos desligamentos sobre as finanças do plano. A principal preocupação dos diretores do sindicato é que se caso os descredenciamentos fiquem superiores ao previsto, alguns serviços podem deixar de ser realizados, já que não haveria recursos suficientes para manter os contratos com hospitais.

Reajustes no valor
Para este ano não estão previstos reajustes na alíquota de 3,14% paga pelos servidores municipais, segundo informado pelos gestores. Porém, de acordo com o novo regulamento do ICS, a possibilidade de aumento não está descartada. O artigo 48 permite o aumento da alíquota “sempre que a avaliação atuarial periódica inferir que o reajuste tenha sido insuficiente para a cobertura dos custos assistenciais do Plano”. 


Pressa no desligamento
O Ministério Público havia determinado como prazo limite para o fim da compulsoriedade (obrigatoriedade da adesão ao ICS) o dia 14 de agosto. Porém, sem perder tempo, o ICS permitiu que os desligamentos iniciassem a partir do dia 18 de julho. No sistema de teleatendimento automático já está disponível, inclusive, uma opção para agendar desligamentos. O mesmo serviço pode ser encontrado na página do ICS na internet. 


De servidores a clientes
Um dos marcos da transformação do ICS em plano de saúde é a implementação do Serviço de Atendimento do “Cliente” (SAC). Trata-se de um requisito exigido pela Agência Nacional de Saúde para reconhecimento de planos privados. No caso do ICS, chama atenção a mudança de nomenclatura dos usuários, que deixam de ser percebidos como servidores, para serem vistos como consumidores.  
 
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