Assembleia piso salarial dia 29

 A desvalorização dos servidores públicos concursados parece ser a marca da atual gestão da prefeitura de Curitiba.


A redução da quantidade de cargos comissionados e dos valores salariais pagos a estes grupos pode ser uma das iniciativas para criar reserva de caixa no orçamento público. Com a sobra, a prefeitura poderia apresentar uma proposta para aumento dos pisos salariais dos servidores concursados.


Outro dado que chama a atenção é que os cargos comissionados da prefeitura têm ganhado salários maiores do que os servidores concursados. Trata-se de uma maneira de burlar a contratação de trabalhado- res que deveriam passar por concurso público. Um dos principais problemas é que muitos acabam sendo nomeados para funções sem ter o conhecimento adequado, mas por razões políticas. Ou seja, são mecanismos de troca de favor político entre o prefeito e pessoas que lhe ajudaram na campanha eleitoral. 


O Sismuc defende que os profissionais que atuam no serviço público sejam contratados via concurso para atuar no regime jurídico único do município. Hoje, a lei 11.000 é a que abriga maior parte dos servidores e das tabelas salariais dos vários segmentos da categoria. No entendimento da diretoria do sindicato, a luta pelo aumento dos pisos salariais passa pela mudança de gestão da prefeitura. Ao invés de privilegiar os comissionados, é preciso valorizar os servidores concursados.

Assembleia geral
29 de fevereiro
19 horas
Centro de Convenções de Curitiba
Rua Br do Rio Branco, 370 – Centro