Hoje: assembleia de assistentes sociais analisa proposta da PMC para 30 horas

Os assistentes sociais da prefeitura de Curitiba decidem neste dia 22, em assembleia, se aceitam ou não a proposta da prefeitura sobre as 30 horas de jornada de trabalho semanal. A convocação se dá após a reunião de negociação realizada hoje, à tarde, na qual a prefeitura sinalizou com a implantação da redução da jornada até o final de 2010, seguindo a lei federal 12.317, aprovada recentemente.

Segundo a ata assinada pelos representantes dos trabalhadores e da prefeitura, o acordo preveria a implantação “depois de realizados estudos de adequação do serviço, adequação legal, financeira e orçamentária, que ocorrerá até o final de 2010”. A prefeitura se comprometeria ainda em “ampliar o número de vagas legais para o quadro de assistentes sociais”.
 
Seguindo uma orientação de sindicalismo democrático, a diretoria do Sismuc vai submeter a proposta, avaliando algumas questões, para que a categoria decida sobre os encaminhamentos a serem tomados. Dentre as questões a serem detalhadas está a forma como essas 30 horas seriam aplicadas ao longo da semana e os critérios para definir a quantidade adequada de assistentes nos equipamentos públicos.
 
Alessandra Oliveira, diretora do Sismuc relata que “Precisamos continuar mobilizados para garantir que a lei se cumpra na integra: 30 horas semanais com 6 horas diárias ininterruptas e sem redução de salário. Além de reivindicar que esses 90 dias trabalhando 8 horas sejam remunerados como hora extra”.
 

A assembleia inicia 16hs30, no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército ( Rua Comendador Fontana, 57. Centro Cívico).