Ato neste dia 17 cobra falta de palavra de Richa

Diante do encerramento das reuniões ordinárias e das negativas em relação às questões centrais da pauta de reivindicações, o Sismuc e o Sismmac organizam, amanhã (17), um ato pela valorização dos servidores. A concentração inicia 10 horas, na praça Santos Andrade, seguida de caminhada até a Boca Maldita.

A mobilização repudia a atitude da administração municipal atual que não reconhece as perdas salariais. Segundo informado na página da prefeitura, desde 2005 os servidores teriam obtido um ganho real nos salários de 11,94%. Porém, de acordo com dados do Dieese, ao se levar em consideração a inflação desde 1999, as perdas ainda superam os reajustes em 14%.

 A secretária de assuntos jurídicos do Sismuc Irene Rodrigues lembra que o ex-prefeito Beto Richa assinou um compromisso, no dia 19 de maio de 2005, de recuperação das perdas salariais dos servidores até o final de sua gestão. Ela acusa Richa de não cumprir sua promessa e acredita na pressão dos trabalhadores para que Luciano Ducci reveja a posição do grupo que dirige a prefeitura.

 Representantes da prefeitura comunicaram o reajuste em 5%, em reunião de negociação, o que cobre apenas o índice de inflação do período de 4,77%, de acordo com o INPC. Em sessão da câmara, no último dia 6, mais uma vez a maioria dos vereadores também rejeitou as emendas do sindicato e apresentadas pela bancada de oposição. Entre elas, a recuperação das perdas salariais em 32 parcelas, de 0,42% ao mês.