Tentativa de privatização da Petrobrás é rejeitada em protesto

02/06/2009 – 16:00

Uma manifestação contra a tentativa do Partido Social Democrata do Brasil (PSDB) de desmoralizar a Petrobrás, foi realizada hoje (2), pela manhã. Várias entidades, sindicatos, vereadores e deputados promoveram um protesto contra a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na maior empresa pública do Brasil. Diretores do Sismuc participaram da manifestação e também coletaram assinaturas em apoio à greve no serviço público.
 
Além do engavetamento da CPI, o movimento luta também por uma nova lei do petróleo, que reverta as iniciativas privatistas e consolide o mercado de exploração de petróleo sobre as bases da administração pública. Dentre as medidas defendidas estão o controle estatal e social das riquezas do pré-sal, das reservas de petróleo e de gás do país, de forma que os lucros possam ser utilizados em investimentos sociais.
 
Segundo o diretor do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina, Luciano Zanetti, a Petrobrás passou por um período de fracionamento, com vendas de ações e abertura de concorrência privada no mercado brasileiro, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. “O que impediu que esse projeto seguisse adiante foi a mobilização da população brasileira contra o projeto neoliberal”, avalia ele.
 
Imprensa Sismuc

Nota de pesar João Alves

O SISMUC manifesta profundo pesar pelo falecimento do servidor aposentado João Alves, aos 81 anos. Mecânico da Prefeitura de Curitiba, João dedicou boa parte de sua vida ao serviço público, atuando no setor de obras e deixando sua contribuição para

Leia mais »