Texto: Ministério das Mulheres
A Tenda Lilás chega a Curitiba para fortalecer o acesso das mulheres à informação, ao acolhimento e aos seus direitos.
Nos dias 2 e 3 de julho, a Tenda Lilás estará na Boca Maldita, na Praça General Osório, durante a Feira de Inverno, oferecendo orientações sobre políticas públicas para as mulheres, atendimento jurídico especializado em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Paraná (NUDEM), encaminhamentos à rede de proteção e distribuição de materiais informativos.
A ação é uma iniciativa do Ministério das Mulheres, construída em parceria com instituições públicas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, reafirmando o compromisso com a promoção dos direitos, da cidadania e do enfrentamento às violências contra as mulheres.
TENDA LILÁS
Tenda Lilás é uma iniciativa itinerante do Ministério das Mulheres voltada à mobilização social e ao enfrentamento da violência de gênero, com foco especial no combate à importunação sexual. Lançado em Brasília como parte da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e do Racismo contra as Mulheres, o projeto atua como espaço de referência nos territórios, reunindo ações culturais, oficinas, rodas de conversa, comunicação e atendimentos para informar, conscientizar e fortalecer a proteção dos direitos das mulheres.
Com o slogan “Não Passe Pano. Proteja. Denuncie. Ligue 180”, a Tenda Lilás percorrerá todas as regiões do país em 2026, em parceria com a OIM/ONU Migrações, movimentos sociais e instituições públicas e privadas, reforçando a participação popular, a democratização da comunicação e o compromisso do Estado com políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
- Os principais serviços prestados incluem:
Escuta Ativa e Acolhimento: Um espaço humanizado seguro para compartilhar experiências e tirar dúvidas. - Orientação sobre Direitos: Informações detalhadas sobre a Rede de atendimento e os canais de denúncia.
- Material Informativo: Distribuição de conteúdos educativos sobre prevenção e o combate à importunação sexual.
- Atividades Culturais e Rodas de Conversa: Espaços para diálogo, conscientização e mobilização social.
REALIZAÇÃO
Ministério das Mulheres
Defensoria Pública do Estado do Paraná (NUDEM)
PROGRAME-SE
📍 Boca Maldita – Praça General Osório | Curitiba (PR)
📅 2 e 3 de julho
🕘 Das 9h às 17h30







