Coordenadora geral do SISMUC participará do seminário “Vozes Negras”, em celebração ao Mês da Consciência Negra

Ação inédita une instituições de justiça e promove fórum junto à sociedade civil; participe

 

Em uma iniciativa inédita e aberta ao público, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sedia o Seminário “Vozes Negras” e o lançamento de um livro de perfis jornalísticos e escrevivências negras. O evento, que acontecerá na próxima terça-feira (18/11), na Sala de Sessões do edifício-sede do TRE-PR é um chamado à sociedade civil para participar de um fórum de debates sobre o protagonismo negro e a urgência do combate ao racismo estrutural.

Juliana Mildemberg, coordenadora geral do SISMUC irá compor a mesa “Política Além do Voto e Sindicalismo”, que abordará maneiras de se construir uma democracia antirracista. O painel, marcado para às 10h30, também contará com a presença da vereadora Giorgia Prates e da Conselheira Nacional de Saúde, Heliana Hemetério. 

Um dos grandes momentos do dia será o lançamento da Coletânea de Perfis Jornalísticos e Escrevivências Negras (16h). O livro “Mulheres com N Maiúsculo: perfis jornalísticos e escrevivências negras”, faz uma escolha política e semântica ao reunir o trabalho de dez autoras negras (Claudia Kanoni; Aline Reis; Ana Carolina Franco; Ana Carolina Pacífico – jornalista do SISMUC; Ana Claudia Justino; Débora Evellyn Olimpio; Evelin Moreira; Letícia Costa; Mônica Ferreira e Sandy Silva)  vinculadas à comunicação desde à escrita até o audiovisual.

O presidente do TRE-PR. Sigurd Roberto Bengtsson, enfatizou que a contribuição da obra é vital: “apresentar as Escrevivências, as narrativas vividas e escritas por mulheres negras,  como um ato de resistência e um desafio direto às narrativas hegemônicas que historicamente as invisibilizam.”

A jornalista Cláudia Kanoni, coordenadora do projeto, explica que o livro narra a negritude no centro da experiência, contemplando a multiplicidade de histórias, desde pessoas anônimas a mulheres que possuem um destaque social por suas atuações profissionais e políticas. Sua parceira na coordenação, Aline Reis, complementa que o trabalho de reunir comunicadoras e exaltar mulheres negras é um “processo de aquilombamento” e uma possibilidade de ampliar o olhar sobre o feminismo e suas intersecções raciais.

O seminário “Vozes Negras” é aberto à participação de toda a sociedade civil. Os interessados podem escolher os painéis que desejam acompanhar ao longo do dia e devem se inscrever previamente para garantir a vaga.

A programação completa inclui:

09h30 – Diálogos 1: Felicidade Negra e Bem Viver

10h30 – Enfoque 1: Política Além do Voto e Sindicalismo

11h10 – Enfoque 2: Saúde, Autoestima e Protagonismo Negro na Tecnologia

13h20 – Enfoque 3: A Escola Antirracista: Desafios e Alianças

14h – Diálogos 2: Perspectiva racial – Protocolos do CNJ

15h30 – Enfoque 4: Justiça e Direitos Humanos

16h – Lançamento do livro “Mulheres com N Maiúsculo: perfis jornalísticos e escrevivências negras”

17h25 – Homenagem a Dora Lúcia Bertúlio e Diva Guimarães

17h40 – Conferência de Encerramento

 

O TRE emite certificado de participação, é necessário fazer inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfz87mctkH4MfOrrnBLlHFuy2A9esgLjZVYtzF0DO-g9bgJcg/viewform

 

O evento será realizado no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) – Sala de Sessões (Rua João Parolin, 224), das 09h às 19h.