SISMUC marca presença na 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ e reforça compromisso com políticas inclusivas

O SISMUC participa da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, em Brasília, com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”. O evento marca um momento histórico, após quase dez anos de ausência das conferências voltadas à participação popular na construção de políticas públicas para a comunidade.

Com o propósito de debater e propor medidas efetivas de garantia de direitos, a Conferência tem como um de seus eixos centrais a interseccionalidade, reconhecendo as diversas dimensões das desigualdades que atravessam as vivências LGBTQIA+. As propostas estão organizadas em quatro eixos temáticos, distribuídos em 16 grupos de trabalho que tratam de educação, saúde, enfrentamento à violência e geração de trabalho e renda, entre outros temas.

O SISMUC esteve presente em todas as etapas da Conferência, desde as fases municipais e estaduais até esta etapa nacional, reafirmando seu compromisso com a inclusão, o respeito à diversidade e a defesa dos direitos humanos.

Para Fabiula Rizzardi, secretária de Gênero e Direitos LGBTQIA+ do SISMUC, presente no encontro, a participação da entidade é essencial. “A presença do Sindicato neste momento histórico é muito importante, por representar a troca, a formação e construção de propostas que serão levadas para o nosso Sindicato, gerando diálogo e debates. Também contribui para a construção do coletivo LGBTQIA+ do SISMUC, um dos principais temas abordados no planejamento da atual direção sindical.”

A atuação e presença em espaços de debate da pauta LGBTQIA+, reforça o comprometimento do SISMUC com a luta por igualdade, diversidade e justiça social, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas mais justas, inclusivas e representativas.