Ontem, 28 de agosto, os professores e professoras da educação infantil que realizaram a transição de carreira para o quadro permanente em 2024 tiveram seu direito reconhecido: o pagamento do retroativo de 37,73% referente ao Piso Salarial Nacional, implementado em 2022.
Essa é uma conquista para a categoria, fruto da luta dos/as servidores/as que se organizaram e mobilizaram e da ação política do Sindicato, que nunca renunciou a lutar pelo reconhecimento e pela valorização desses profissionais.
A vitória é também institucional: a Lei Municipal nº 16.049 assegura que todos os trabalhadores ainda no quadro especial terão seus direitos garantidos. Foram definidas 195 vagas para o Procedimento de Transição, correspondendo a 100% dos servidores ativos enquadrados, com retroatividade dos efeitos financeiros, consolidando a justiça salarial que a categoria buscava há anos.
Essa conquista é símbolo da força do SISMUC e dos servidores, e representa um avanço concreto para a educação infantil. A nossa organização como categoria deve sempre se fortalecer, por isso, venha conosco construir um coletivo da educação infantil representativo e atuante. Nosso próximo encontro será no dia 10 de setembro, na sede do SISMUC, às 19 horas. Contamos com você.