Coletivo das aposentadas e aposentados do SISMUC define nova campanha pelo fim do confisco de 14%

Na tarde desta terça-feira (13), o Coletivo de Aposentadas e Aposentados do SISMUC se reuniu para acompanhar a apresentação da campanha de lutas de 2025 – Curitiba Merece o Melhor. A iniciativa denuncia as contradições da gestão municipal, reivindica os direitos dos servidores e propõe uma cidade mais justa para todos e todas. O objetivo é deixar claro que o adoecimento e a sobrecarga dos trabalhadores resultam diretamente do abandono da Prefeitura de Curitiba.

Os aposentados também sentem os efeitos dessa política de desvalorização. Mesmo após contribuírem por mais de 30 anos para o serviço público, seguem tendo 14% de seus proventos confiscados mensalmente. Para enfrentar essa injustiça, o grupo organizou uma campanha de coleta de assinaturas em um abaixo-assinado e carta aberta à população que retrata a realidade da categoria. 

A meta é alcançar cerca de 10 mil assinaturas e solicitar uma audiência com o prefeito Eduardo Pimentel para expor o resultado da campanha e cobrar uma resposta, conforme explicou a aposentada Mônica Giovanetti. “O fim do confisco também interessa a população em geral e inclusive o comércio. Imaginem o quanto de dinheiro a mais poderia circular se os servidores aposentados não fossem obrigados a pagar 14% de seus salários? A condição de vida dessas pessoas melhoraria, trazendo maior consumo ao comércio local, beneficiando os negócios nos bairros, fomentando a criação de empregos”, completou Mônica. 

Dione Garcia, dirigente do SISMUC responsável pela pasta de aposentados, reforçou que as aposentadas e aposentados presentes no coletivo divulguem a campanha com demais colegas. “Os servidores podem vir ao SISMUC retirar uma cópia do abaixo-assinado e da carta para coletarem as assinaturas em seus bairros”, comunicou.

Também aproveitamos o encontro para divulgar o novo grupo de WhatsApp do coletivo de aposentadas e aposentados, com o objetivo de envio de informativos relacionados ao SISMUC. Se você é aposentado sindicalizado e ainda não faz parte do grupo, solicite a entrada por meio deste link.

Além dos debates e encaminhamentos, o coletivo contou com um momento de descontração: um animado bingo, que reforçou o clima de integração e união!