Nos dias 1º e 02 de agosto, o SISMUC participou da 17ª Plenária Estadual da CUT Paraná, em Foz do Iguaçu, encontro que reuniu sindicatos CUTistas de todo o estado para debater a conjuntura nacional, o fortalecimento do sindicalismo, traçar o plano de lutas para os próximos anos, bem como eleger delegadas/dos para a plenária nacional.
A 17ª plenária da CUT Paraná evidenciou a importância de unir a classe trabalhadora na luta por condições mais justas e saudáveis. Os debates abordaram questões cruciais, como a valorização salarial e a melhoria das condições de trabalho, mas o foco em saúde mental foi, sem dúvida, um ponto central.
“A pressão por resultados imediatos e a definição de metas excessivas têm impactos diretos na saúde dos trabalhadores, não apenas em termos físicos, mas também emocionais. Essa lógica mercadológica transforma pessoas em números, desumanizando a força de trabalho”, comenta Camile Cruz, coordenadora de Comunicação do SISMUC.
Ela pontua ainda sobre a necessidade de sindicatos e lideranças trabalhistas continuarem mobilizando a categoria para que a discussão sobre a saúde mental e os direitos dos trabalhadores seja discutida. “Dessa forma, trabalhadores podem se sentir valorizados e respeitados em sua integralidade. Juntos, é possível construir um movimento forte que resista à exploração e luta por dignidade e qualidade de vida”, completa.
Além disso, a mobilização pela não aprovação da Reforma Administrativa (PEC 32) também foi assunto da Plenária. Sérgio Nobre, presidente da CUT Brasil, por meio de um vídeo, comentou sobre a tarefa dos sindicalistas de impedir que retrocessos sejam aprovados no Congresso Nacional. “Em especial, o tema da pejotização sem limites que está no STF. Sua aprovação seria uma derrota ainda maior do que foi a terceirização. Seria o fim do trabalho formal, da organização sindical, da Previdência Social e da própria existência do Estado. É fundamental o engajamento e prioridade nesta decisiva batalha.”
O fim da escala 6×1, a redução da escala de trabalho sem redução de salários e a taxação das grandes fortunas também foram discutidas. O SISMUC reforça que o Plebiscito Popular 2025 está coletando respostas da sociedade a respeito desse tema, considerando que a opinião do povo é estratégia primordial para a conquista de direitos. O presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, reiterou a importância das pautas e apontou ainda as dificuldades impostas pela realidade do estado. “No Paraná, temos ainda nossos embates com Ratinho, que se nega a receber os sindicatos e trabalha em uma lógica perversa contra a classe trabalhadora”, analisou.Servidoras e servidores podem votar de forma online no Plebiscito (clique aqui) ou presencialmente, na urna disponível na recepção do sindicato.
Como orientações políticas gerais, ficou definido que os próximos dois anos serão marcados pelo fortalecimento: do sindicalismo cutista no enfrentamento à precarização do trabalho; das brigadas digitais como ferramentas estratégicas de disputa de narrativa e ampliação do alcance das ações sindicais, das intervenções ativas em pautas como valorização do salário mínimo, justiça climática e desenvolvimento sustentável; das formações políticas; entre outras.
Ao final da plenária, foram eleitas/os as/os representantes do Paraná que serão delegadas/os na Plenária Nacional, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro de 2025, em São Paulo. O objetivo é levar o compromisso com a construção de uma CUT combativa e conectada com os anseios da classe trabalhadora.
Foram eleitas/os:
Alessandra Oliveira (Ale Pimenta) – SISMUC/CUT-PR
Antônio Carlos (Bananinha) – FESMMUC
Cristiane Zacarias – Sindicato dos Bancários Curitiba
Daniel Rosaneli – Comerciários
José Oliveira – Construção Civil/Pesada
Josenilda Ferreira – Agricultura Familiar
Laurito Lira – Bancários de Londrina
Luiz Carlos de Oliveira (Luizão) – Transportes de Ponta Grossa
Márcia Oliveira – APP Sindicato e direção da CUT
Simone Regina Checchi – CUT-PR e APP Sindicato
Tais Adams – CUT-PR e APP Sindicato
Thatiana Nanci Maia – APP Sindicato
Willian da Silva Wolf – SISMUC
Suplentes:
Altair Ângelo dos Santos – 4º Suplente
Celso Santos – 3º Suplente
Neveraldo Oliboni – Agricultura Familiar – 1º Suplente
Neumora Lira – Saúde de Campo Mourão – 2º Suplente
Natos:
Cristina Gonçalves – SINDSEC
Elias Hennemann – Bancários de Curitiba
Janeslei Albuquerque – APP Sindicato
Márcio Kieller – Bancário, presidente da CUT-PR
Sidineiva Gonçalves de Lima