Dia dos Profissionais da Educação reafirma luta por direitos e reconhecimento

Legenda da foto: Ato em defesa de melhores condições de trabalho na Educação Infantil na Câmara Municipal de Curitiba, em abril deste ano. Crédito: SISMUC

Data marca a importância de reconhecer e defender quem constrói a educação pública 

Nesta quarta-feira (6), é celebrado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Instituída pela Lei nº 13.054/2014, a data reconhece a atuação das trabalhadoras e trabalhadores que constroem diariamente a educação pública em todas as suas etapas.

Além de homenagear a categoria, o dia reforça a importância de lutar por condições dignas de trabalho, por direitos e pela valorização de todos os profissionais que formam o sistema educacional: educadoras e educadores infantis, professoras e professores, auxiliares, pedagogas(os), merendeiras, zeladoras e zeladores, administrativas(os), bibliotecárias(os) e tantos outros.

Luta diária e coletiva

Os profissionais da Educação garantem o direito ao ensino de qualidade para toda a população, sendo essenciais para a mudança social e o desenvolvimento da sociedade. 

Apesar disso, esses trabalhadores enfrentam, com frequência, defasagem salarial, sobrecarga de trabalho, falta de estrutura nas unidades escolares e desrespeito à carreira pública. 

“Os profissionais da educação são fundamentais para a sociedade porque eles formam cidadãos, transmitem muito conhecimento e ajudam no desenvolvimento intelectual, social e ético”, afirma a professora aposentada Eliana dos Santos, de 56 anos.

Ela defende que a valorização vai além de homenagens pontuais e envolve o reconhecimento real das condições encaradas nas escolas. “Infelizmente, os profissionais enfrentam muitos desafios, como sobrecarga de trabalho, falta de valorização, baixo salário, contratos temporários e muitos problemas de saúde mental causados pelo estresse constante.”

Em Curitiba, segundo a Prefeitura, são cerca de 17 mil profissionais que atuam na rede municipal, entre professores, inspetores, agentes de apoio e funcionários administrativos. Para todos eles, é fundamental garantir melhores condições de trabalho, a contratação de mais profissionais, o cumprimento da legislação referente à hora-atividade dos professores da educação infantil (33% da carga horária destinada ao planejamento), além do reajuste do piso salarial nacional. 

Leia mais: “Após muita luta, professores da educação infantil que fizeram a transição na carreira recebem os 37,73% do piso

No entanto, a luta e a mobilização têm trazido conquistas concretas para a categoria aqui no município. É o caso, por exemplo, das professoras e professores da Educação Infantil que fizeram a transição do quadro especial para o quadro permanente em 2024. No início deste mês, eles receberam os 37,73% referentes ao piso nacional.

Mais do que comemorar, é dia de fortalecer a luta 

Valorizar os profissionais da educação é investir diretamente no futuro da cidade. Isso significa garantir planos de carreira justos, formação continuada, redução da sobrecarga de trabalho, combate à terceirização e à precarização, e respeito à saúde física e mental dos trabalhadores.

“O Dia Nacional dos Profissionais da Educação representa uma oportunidade importante de reconhecimento e valorização de todos aqueles que atuam, direta ou indiretamente, na formação dos cidadãos e no desenvolvimento do país”, afirma Eliana, que trabalhou por 31 anos como professora da rede municipal de Curitiba. “Minha mensagem é de gratidão e respeito a todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação. Vocês são a base da transformação, mesmo enfrentando desafios diários com coragem e dedicação. Que nunca falte reconhecimento, apoio e valorização”, completa.

Por isso, neste 6 de agosto, o SISMUC parabeniza cada profissional da educação que segue mudando a vida de milhares de curitibanos e relembra que hoje, mais do que um dia de celebração, é momento de fortalecer a luta por uma educação de qualidade e por um serviço público com justiça, respeito e dignidade para quem trabalha. 

Somente com organização e mobilização será possível conquistar as mudanças que a categoria merece, cobrando do prefeito a efetivação das promessas de campanha.

Educar é uma tarefa coletiva. Por isso, nossa luta é em defesa dos direitos de todas as servidoras e servidores da Educação, e pela valorização de todas as funções da educação pública. 

SISMUC apoia ato nacional pela aprovação do piso dos profissionais das escolas

Hoje também ocorre um ato nacional em defesa da aprovação do Projeto de Lei 2531/21, que garante o piso salarial para profissionais técnicos e administrativos da educação básica. Convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a mobilização acontece em frente ao Ministério da Educação, em Brasília. 

Além da luta pelo piso, o ato também reivindica políticas públicas voltadas à formação continuada, valorização da carreira, melhores condições de trabalho e combate à violência nas escolas.

“O Dia Nacional dos Profissionais da Educação é um dia de reafirmar nossa luta pela aprovação desse projeto, que representa o reconhecimento de todos os trabalhadores da Educação. Inspetores, agentes administrativos e tantos outros também são educadores e merecem valorização”, afirma Angelis Lopes Alves, do Coletivo dos Trabalhadores de Escola do SISMUC, que destaca o papel essencial desses profissionais no cuidado, na segurança e no bom funcionamento das unidades de ensino. 

A manifestação contará com a participação de representantes do Paraná, por meio da APP-Sindicato.