Assembleia delibera sobre vacância na Diretoria do SISMUC

Na noite desta segunda-feira (23), o SISMUC realizou uma Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de deliberar sobre o preenchimento de cargos vagos na Diretoria Executiva Colegiada da entidade. O espaço deliberativo ocorreu na sede do Sindicato e seguiu os artigos 75 e 77 do Estatuto da entidade, que tratam da vacância e da convocação de suplentes.

Estiveram em pauta as secretarias Geral, de Assuntos Jurídicos, de Formação e Estudos Socioeconômicos e de Aposentados e Idosos — cargos que permaneciam vagos desde o dia 2 de junho, quando as pessoas eleitas para essas funções não tomaram posse. A assembleia decidiu pela convocação de suplentes eleitos no pleito realizado em abril de 2025, garantindo a continuidade da gestão sindical e a atuação coletiva da direção colegiada.

“Nós temos uma responsabilidade com a entidade e com os servidores, e estes cargos em vacância precisam ser preenchidos. É importante destacar que o SISMUC enviou carta registrada para estas pessoas assinarem a ata de posse. O funcionário do Sindicato foi até estas pessoas para elas assinarem, elas recusaram. Também enviamos um e-mail pedindo a assinatura, fizemos ligações, e novamente não tivemos respostas. O conselho diretivo do SISMUC constatou a vacância desses cargos. Por isso, esta assembleia precisa deliberar e eleger novos representantes para estes cargos”, explicou a direção do SISMUC.

Durante a assembleia, servidoras e servidores reforçaram a importância de ter estes cargos preenchidos, em respeito a categoria. “É um desrespeito elas  terem se colocado na eleição e não assumido o cargo para qual foram eleitas. É triste as pessoas não quererem continuar na luta sindical só porque não estão liberadas para o Sindicato. Qual o objetivo destas pessoas? Isso não causa um dano para as pessoas da direção, mas para a nossa entidade. Não querem assumir, então é importante colocar quem quer atuar em prol da categoria”, afirmou Rosimeire Barbiere.

“Uma carta foi protocolada no Sindicato hoje, onde as pessoas eleitas que não assumiram o cargo, pedem a nulidade da assembleia de hoje, mas é importante destacar, assembleia convocada com 72 horas de antecedência, cumprindo todos os ritos de legalidade, não pode ser anulada, conforme regra estabelecida em regimento da nossa entidade”, explicou a direção.

Após o conselho deliberativo do SISMUC declarar a vacância dos cargos, também foram indicados  dirigentes que estavam em cargos de suplências para substituir, sendo elas:

Silvana Tortora – Assuntos Jurídicos
Dione da Conceição – Aposentados e Idosos
Natasha Katherine Melchert Munõz – Secretaria Geral
Patricia D’Oliveira Moreira – Formação e Assuntos Socioeconômicos

INFORMES
Durante a assembleia, também foram repassados informes sobre a conjuntura atual do município com a aprovação de projetos de lei na Câmara Municipal, que impactam diretamente a vida de todas e todos os servidores públicos. Entenda abaixo:

PARS S.A alavanca privatização dos serviços públicos de Curitiba
No dia 17 de junho, vereadores da base do prefeito Eduardo Pimentel aprovaram a criação da PARS S.A., empresa estatal de direito privado que ficará responsável por agilizar parcerias e repasses de recursos públicos para empresas privadas, por meio do gerenciamento e fiscalização de contratos.

O capital para dar início à empresa será de 6 milhões de reais, recurso que sairá dos cofres públicos, ou seja, do seu bolso. Clique aqui e confira a matéria completa.

Vale-transporte é atualizado na Câmara, mas mobilização do SISMUC garante preservação de direitos
Em uma importante vitória para as servidoras e os servidores municipais de Curitiba, a Câmara Municipal aprovou na última quarta-feira (18/06), o projeto que atualiza as regras do auxílio-transporte. A proposta, enviada pela gestão municipal, foi apresentada sob a justificativa de atender a recomendações do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), que questionava a necessidade de critérios mais objetivos e controle na concessão do benefício. Clique aqui e confira a matéria completa.

Com pressão e luta do SISMUC, Câmara aprova alterações nos Planos de Carreira
A luta do SISMUC por planos de carreira mais justos e alinhados à realidade das servidoras e dos servidores públicos resultou em avanços concretos na Câmara Municipal de Curitiba. Na segunda-feira (17), os vereadores aprovaram o projeto de lei que altera os seis Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs) do funcionalismo, aprovados em 2023, após mais de oito anos de congelamento feito durante o pacote de ajuste fiscal, o Pacotaço. Clique aqui e confira a matéria completa.

Prefeitura aprova projeto de reforma da previdência das servidoras
Na manhã desta segunda-feira (23/06), em mais um ataque ao funcionalismo público, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou, sem debate e sem a devida análise por parte dos próprios vereadores — e muito menos das servidoras, servidores e sindicatos que representam a categoria — um novo projeto que altera regras da Previdência municipal. Protocolado minutos antes da sessão e aprovado em votação relâmpago, o texto cria dois fundos previdenciários distintos e ignora reivindicações históricas, como o fim do desconto de 14% nas aposentadorias. Mais informações em breve.