Hoje se comemora o dia da/o pedagoga/o, profissional indispensável para a construção de uma educação que respeite o desenvolvimento da criança e do estudante, acolhendo suas especificidades e complexidades. É o pedagogo quem articula o processo educativo para todos e todas que frequentam o ambiente escolar.
Para a professora Renata Finatti, mestra em educação pela UFPR, os servidores públicos vêm perdendo muito espaço, não só em Curitiba, mas em todo o Paraná. “Em Curitiba, as pedagogas acabam assumindo funções extremamente burocráticas, de cumprir tarefa acabam perdendo tempo do trabalho mais rico, que seria essa articulação entre os sujeitos da escola, esse processo formativo que elas deveriam fazer na escola. Claro que não dá pra generalizar, mas a tendência na política municipal é a exigência de burocracia, de tarefismos e de deixar de lado toda essa essência, né, da ciência da educação em si.”
A(o) pedagoga(o) é o coração da escola, pois é essa(e) profissional que pensa em tudo o que acontece dentro desse espaço. E, quando se analisa o fenômeno educativo é preciso incluir todos os processos, desde o planejamento das atividades e aulas até a entrada da criança e o que ela faz lá dentro. Por esses motivos o SISMUC agradece a dedicação de todas e todos os trabalhadores que atuam na pedagogia 🤍.