Hoje, Curitiba recebeu a “Caravana das Juventudes” evento itinerante, organizado pelo governo federal, que tem como objetivo mobilizar e conscientizar os jovens sobre o seu protagonismo na sociedade. Temas como a necessidade de um Plano Nacional de Juventude atualizado e comprometido com as demandas da nova geração e a celebração dos 20 anos da Política Nacional de Juventude marcaram o encontro que contou com a presença do Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
Confira as ações e programas ofertados pela Política Nacional da Juventude: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/juventude/acoes-e-programas
William da Silva Wolff, técnico de enfermagem no município, também participou do evento representando o SISMUC e durante a audiência reforçou a importância da sua presença como um jovem que é do movimento sindical e servidor público desde os 18 anos.
Outro ponto abordado por William foi o da necessidade de discutir a política da saúde mental para juventude, uma vez que os índices de transtornos mentais e psicológicos na infância e adolescência só crescem, mas o problema ainda não é considerado prioridade para o poder público. “Hoje se a gente tem um jovem ou um adolescente que precisa de algum atendimento psicológico ou com psiquiatra, até mesmo Curitiba que é referência, não tem. A gente não tem profissionais dentro do sistema que são especializados em atender a juventude. E aí esses jovens ficam na fila e são negligenciados.
Para Camile Cristina Cruz, direção do Sindicato responsável pela pasta da Juventude, são muitos os desafios enfrentados atualmente, como o desemprego, subemprego e as dificuldades para entrar no mercado de trabalho. Além disso, os jovens que conseguem uma oportunidade muitas vezes lidam com empregos temporários e instáveis. “A lacuna entre educação formal e as habilidades demandadas pelo mercado também é um desafio, pois os cursos às vezes não acompanham as necessidades do setor. A qualidade da educação pode variar significativamente, resultando em desigualdades que afetam oportunidades futuras”, aponta Camile.
A SMELJ, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, deve se articular com as demais secretaria do município para fortalecer ações e programas voltados para a população mais jovem da cidade, prezando por mais acesso a trabalho, educação pública de qualidade, saúde e cultura — principalmente para meninos e meninas que residem nas regiões periféricas de Curitiba. É fundamental garantir aos jovens o direito à cidade, à participação social e à construção de perspectivas de futuro.
O SISMUC reafirma seu compromisso com a juventude trabalhadora, estimulando e assegurando a participação de jovens na composição do Sindicato e nas atividades promovidas por nós.