Servidores e servidoras, atualize seu cadastro no aplicativo do SISMUC e garanta seu voto nas eleições!
A democracia sindical se fortalece com a participação ativa das servidoras e servidores! O SISMUC inicia oficialmente o processo eleitoral para a escolha da nova Diretoria Executiva Colegiada, do Conselho Fiscal e do Corpo de Suplentes. Todo o procedimento seguirá os princípios da transparência e legitimidade, garantindo que as decisões sejam tomadas de forma representativa e democrática. O edital detalhado com todas as regras, prazos e orientações está disponível para consulta [acesse aqui], assegurando que todas e todos possam acompanhar cada etapa do pleito.
Datas e turnos da eleição
As eleições ocorrerão em três turnos, conforme o quórum necessário para a validação do pleito:
- Primeiro turno: Dias 28, 29 e 30 de abril de 2025, com quórum mínimo de 50% + 1 dos filiados aptos a votar.
- Segundo turno: Caso o quórum não seja atingido no primeiro turno, o segundo turno será realizado nos dias 5, 6 e 7 de maio de 2025, com quórum mínimo de 40% dos aptos a votar.
- Terceiro turno: Se ainda não for atingido o quórum necessário, o terceiro turno ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2025, com quórum mínimo de 30% dos aptos a votar.
O horário de votação será ininterrupto, das 7h do primeiro dia até as 20h do terceiro dia de cada turno. Em caso de empate entre as chapas mais votadas, a eleição será realizada imediatamente na semana seguinte.
Inscrição de chapas
O prazo para inscrição e registro de chapas e candidaturas será de 20 dias corridos, contados a partir da publicação deste edital. Ou seja, de 13 de março a 1º de abril de 2025.
O registro das chapas será feito exclusivamente na secretaria do SISMUC, localizada na Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar, Centro, Curitiba. O horário de funcionamento para o registro será das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, com plantão estendido no último dia (1º de abril), das 8h às 20h.
Os formulários para inscrição de chapas e candidaturas, bem como os demais documentos necessários, estão disponíveis no site do SISMUC (www.sismuc.org.br).
Confira aqui a ficha de qualificação candidato/a.
Requisitos para inscrição de chapas
- Diretoria Executiva Colegiada: Cada chapa deve conter, no mínimo, 23 integrantes aptos a se candidatarem, conforme o artigo 105 do estatuto.
- Conselho Fiscal: As inscrições para o Conselho Fiscal serão individuais, desvinculadas da eleição da Diretoria Executiva Colegiada. Cada eleitor poderá votar em, no máximo, 5 candidatos, conforme o parágrafo único do artigo 46 do estatuto.
Forma de votação
As eleições ocorrerão de forma online, conforme o artigo 114, parágrafo 4º, e o artigo 48-A do Código Civil. O link da votação eletrônica será enviado para o e-mail e/ou número do WhatsApp de cada sindicalizado, a partir das 7h da manhã do primeiro dia de votação. Por isso, é imprescindível que todos os servidores atualizem seus cadastros no SISMUC, prestando atenção especial ao preenchimento dos dados, principalmente CPF, e-mail e telefone. Dados desatualizados podem impedir o recebimento do link de votação e, consequentemente, a participação no processo eleitoral.
Não deixe para a última hora! Atualize seus dados e participe ativamente das eleições do SISMUC 2025.
Divulgação do edital
Este edital e outros documentos relacionados ao processo eleitoral serão afixados na sede do SISMUC, no Edifício DELTA, na Prefeitura Municipal de Curitiba, na Perícia Médica e nas Ruas da Cidadania.