SISMUC cobra da Prefeitura o pagamento do reajuste no piso da educação infantil

Complemento não é salário! Sindicato exige que o pagamento seja para todos os professores de educação infantil do município

 

Como acontece em todo janeiro, o Ministério da Educação (MEC) atualiza o piso salarial nacional da educação básica. O acréscimo está previsto na Lei 11.738/08. O texto estabeleceu que o piso salarial dos professores do magistério é atualizado no mês de janeiro, sendo utilizado o Valor Anual por Aluno (VAAF) como base para a estipular o reajuste.

Neste ano, o piso nacional do magistério foi reajustado em 6,27%, passando para R$ 4.867,77. Diante disso, o SISMUC já oficializou a Prefeitura de Curitiba para que o valor atualizado seja aplicado de forma imediata em toda a tabela salarial, valorizando toda a carreira de professoras/es de educação infantil do município, e não de maneira complementar, como a gestão municipal realiza o pagamento desde o ano passado. No que se refere ao aumento de 3,62% em 2024, pago de maneira complementar, como mencionado, o Sindicato também reivindica que seja incorporado em toda a tabela, sem o achatamento de salários.

Reforçamos a importância de Eduardo Pimentel, o novo prefeito de Curitiba, manter o canal de diálogo aberto com o Sindicato e demonstrar compromisso com a valorização dos servidores da educação infantil. É fundamental que a Prefeitura reconheça o papel crucial desempenhado por essas profissionais na formação das crianças da nossa cidade, garantindo que o piso seja implementado de forma integral e respeitando a legislação vigente.

Além disso, o SISMUC também cobra a retomada das negociações travadas em 2024 por conta do período eleitoral, com ações efetivas da nova administração para assegurar condições dignas de trabalho e valorização de todos os servidores públicos.