O Fórum Nacional da Enfermagem esteve reunido na última terça, dia 10, com seu plenário, com as entidades nacionais, traçando estratégia de lutas para 2025 para encaminhamentos de pressão no Congresso Nacional e também no governo federal para aprovação da PEC 19 — que determina que o piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e das parteiras esteja atrelada a uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.
“Importante dizer que a PEC, ela não vincula jornada de trabalho de 30 horas para a enfermagem, apenas que o Piso Nacional seja aplicado para 30 horas de trabalho”, ressalta Irene Rodrigues, dirigente do SISMUC e membro do Fórum Nacional da Enfermagem.
O grupo também esteve reunido com o Ministério da Saúde para discutir os problemas com a efetivação da implantação do piso salarial, aprovado em 2022, pois até hoje não sofreu uma atualização. Diante disso, o Fórum deliberou por, em fevereiro de 2025, visitar os gabinetes e fazer uma carta aberta ao Congresso Nacional pela tramitação e aprovação da PEC 19. “Também vamos encaminhar aos novos prefeitos um pedido de apoio para que o piso seja atualizado e vinculado à jornada. Faremos, ainda no mês de março, audiência pública pela aprovação da PEC”, finaliza Irene.
Foto: Fórum Nacional da Enfermagem