ConecteFAS: na teoria, o sistema veio para aprimorar o trabalho na assistência social, mas a redução nas equipes dificulta o uso

A Fundação de Ação Social (FAS) está ampliando para todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) a utilização do sistema ConecteFAS — que permite o cruzamento de informações a respeito dos usuários atendidos e dos serviços acessados. 

Funciona assim, caso alguém seja atendido no Cras do Boa Vista, mas por algum motivo, se mude para o Boqueirão e solicite um serviço no Cras desta regional, a nova equipe terá conhecimento do histórico de acompanhamento daquele usuário. 

De acordo com a Prefeitura, o sistema começou a funcionar em abril deste ano nos Cras de Santa Felicidade, Boa Vista e Bairro Novo. Após os testes, em outubro foi estendido aos demais 39 Cras da cidade, com o objetivo de iniciar a operação completa do sistema ainda neste mês de novembro. Ainda de acordo com a gestão, a ideia é que o ConecteFas seja ampliado a todas as unidades da FAS que oferecem atendimento à população.

Para Antônia Liliane Rodrigues, dirigente do SISMUC e assistente social, a ferramenta em si é muito boa, pois permite incluir o atendimento no sistema, mantendo o histórico para outras equipes terem acesso. “Os encaminhamentos feitos, a pessoa vai ter acesso em qualquer lugar da cidade”, mas ela considera que tem pontos negativos, uma vez que os computadores são muito antigos. “São computadores velhos, com uma internet horrível, então as coisas não andam como deveriam, muito devagar”, aponta.

Outro problema é o déficit de profissionais, pois com o número de funcionários reduzido, é preciso encontrar um tempo na rotina para incluir as informações do atendimento no sistema. “Vai ficar muito corrido pra gente manter atualizado esse sistema, porque normalmente nos equipamentos é um ou dois assistentes sociais, quatro educadores trabalhando com uma demanda absurda, às vezes são 20 pessoas por dia. Então, como é que você vai conseguir  manter atualizado todos os atendimentos?”, questiona Antônia. 

Ela acredita que novos concursos forem realizados, mais servidores forem chamados para completar o quadro e os equipamentos de trabalho forem atualizados, o ConecteFAS tem tudo para funcionar da melhor forma.