Nota do SISMUC sobre o processo eleitoral no SISMMAC

Imagem por: SISMMAC

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC) realizou três intensos dias de processo eleitoral, registrando a maior votação de sua história, com 5.743 votos de professores da ativa e aposentados. No entanto, apesar dos esforços da Comissão Eleitoral e da direção do sindicato e com mais de 99% do Quórum, entre os votos computados, faltando apenas 51 votos para atingir o quórum necessário, a Chapa 2, dos Firmes, recusou-se a fazer um acordo político que poderia ter encerrado o processo no primeiro turno.

Essa recusa resultou na convocação de um segundo turno para os dias 21 e 22 de outubro, gerando um custo adicional de mais de R$ 250 mil aos cofres do Sindicato. Enquanto a categoria deveria estar focada em lutas essenciais, como a data-base e as eleições municipais, a Chapa 2 optou por prolongar o pleito eleitoral, forçando um novo processo e onerando ainda mais a entidade. Além disso, é importante salientar que todos os votos, 5.743, foram destruídos, ou seja, todo o esforço físico e mental aplicado pelos servidores neste processo foram ignorados.

Vale ressaltar que a Chapa 1 – “EnFrente, Magistério – SISMMAC no rumo certo” com responsabilidade e compromisso, aceitou a mediação para poupar o Sindicato de mais gastos financeiros e desgaste físico e mental dos envolvidos na eleição. Para o advogado e  assessor jurídico do SISMUC, Ludimar Rafanhin, “no conflito de dois direitos e interesses deve prevalecer aquele entendimento que seja menos oneroso e traga maior benefício para as partes envolvidas. A diferença de 0,007% dos votos (44 votos) é de tamanha insignificância que poderia ter sido resolvida em um processo de mediação, aplicando-se os princípios gerais do direito, a equidade, a analogia e a finalidade da lei (estatuto)”.

Diante desse cenário, o SISMUC reforça a importância de se ter responsabilidade com a categoria e com os recursos sindicais. O dinheiro do Sindicato é fruto da contribuição de servidores, que muitas vezes trabalham adoecidos, e que esperam que as entidades lutem por suas causas, não por interesses individuais.

Convidamos todos os professores do magistério a participarem do segundo turno das eleições do SISMMAC, nos dias 21 e 22 de outubro e votarem na Chapa 1 – Em Frente Magistério, que mostrou responsabilidade e compromisso com a categoria, e fez e continuará fazendo a luta em defesa dos professores e da educação.

O SISMUC seguirá lado a lado com uma direção sindical que pensa nos servidores, sempre na luta por direitos e melhores condições de trabalho.

Nota do SISMUC sobre o processo eleitoral no SISMMAC

Imagem por: SISMMAC Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC) realizou três intensos dias de processo eleitoral, registrando a maior votação de sua história, com 5.743 votos de professores

Leia mais »