SISMUC Sindicato Pra Valer efetiva mais de 40 novas filiações na Expo Educação

Durante o evento, Sindicato fortaleceu os laços com servidores e denunciou as mazelas da educação em Curitiba

 

Entre os dias 21 e 23 de maio, a direção do Sindicato pra Valer esteve presente na Expo Educação/Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado no Parque Barigui. Além de denunciar as mazelas vividas na educação de Curitiba, a gestão do Sindicato intensificou o diálogo com os servidores e servidoras. Com isso, foram efetivadas mais de 40 novas sindicalizações, fortalecendo ainda mais a nossa base e ampliando o apoio da categoria à luta pelos direitos dos trabalhadores.

“Entendemos que esse expressivo número de novas sindicalizações reflete a visão dos servidores sobre o Sindicato. Muitos veem no Sindicato pra Valer uma voz ativa e combativa, que luta pelos direitos. A busca por maior representação e proteção sindical tem se intensificado diante das constantes denúncias de precarização e ataques ao serviço público, além das dificuldades enfrentadas no dia a dia dos trabalhadores. O Sindicato, com sua atuação firme e transparente, tem se mostrado uma referência importante para esses profissionais, que buscam união e força para enfrentar os desafios impostos pela gestão municipal”, afirma Soraya Zogda, coordenadora de comunicação do SISMUC.

Durante a Expo, o Sindicato recebeu muitas denúncias dos trabalhadores e solicitações de visitas nas unidades. Essas situações serão todas averiguadas e garantidas pela gestão, que se compromete a seguir acompanhando e lutando pelas melhorias necessárias.

Com as novas sindicalizações, o SISMUC reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores e reafirma a importância de uma representação forte e unida para enfrentar os desafios e lutar por melhorias nas condições de trabalho e na qualidade do serviço público.

O evento
A Expo Educação, promovida pela gestão municipal durante esta semana e integrando o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, suscitou diversos questionamentos dos servidores. Entre eles, destaca-se o altíssimo investimento no evento, uma realidade que destoa completamente da vivida nas escolas e CMEIs, onde há uma grande defasagem de trabalhadores e as estruturas estão, na maioria, sucateadas, inclusive, há unidades educacionais sofrendo com alagamentos durante as chuvas registradas hoje (24), em Curitiba.

Durante a Expo, o Sindicato também recebeu várias reclamações de servidores que fizeram a inscrição no evento, mas não puderam comparecer por falta de professores para cobrir a ausência dos colegas, situação que reflete mais uma vez a desorganização da gestão da educação municipal. Aqueles que conseguiram participar questionaram a qualidade dos cursos ofertados, tendo em vista que a maioria das atividades foi direcionada para a docência, sem conteúdos específicos para os trabalhadores das escolas.